O significado da introdução da palavra "gestão" e suas variáveis ao longo da história
Artigo: O significado da introdução da palavra "gestão" e suas variáveis ao longo da história. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisnany • 24/9/2013 • Artigo • 382 Palavras (2 Páginas) • 535 Visualizações
1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história.
É o processo de tomar decisões agrupadas em quatro categorias, chamadas funções, cada uma delas um processo em si.
As suas variáveis são:
Planejar
Organizar
Executar
Liderar
Controlar
2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas.
Escola Clássica – Tem esse nome por que seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.
Escola Neoclássica – foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores.
3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.
Com a Revolução Industrial, a qualidade das relações de trabalho no ambiente manufatureiro se transformou sensivelmente. Antes, os artesãos se agrupavam no ambiente da corporação de ofício para produzir os produtos manufaturados. Todos os artesãos dominavam integralmente as etapas do processo de produção de um determinado produto. Dessa forma, o trabalhador era ciente do valor, do tempo gasto e da habilidade requerida na fabricação de certo produto. Ou seja, ele sabia qual o valor do bem por ele produzido. As inovações tecnológicas oferecidas, principalmente a partir do século XVIII, proporcionaram maior velocidade ao processo de transformações da matéria-prima. Novas máquinas automatizadas, geralmente movidas pela tecnologia do motor a vapor, foram responsáveis por esse tipo de melhoria. No entanto, além de acelerar processos e reduzir custos, as máquinas também transformaram as relações de trabalho no meio fabril. Os trabalhadores passaram por um processo de especialização de sua mão de obra, assim só tinham responsabilidade e domínio sob uma única parte do processo industrial.
Etapa 01 – Passo 02
Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?
Sim, nos encontramos a fase do capitalismo onde vemos a ''personagem'' principal é a globalização, a qual interliga o mundo todo, e muda também o modo de produção que passa ser muito mais tecnológico, onde essa inovação vem crescendo cada vez mais, sendo assim a tecnologia cada vez mais nos abre a porta que muda as relações do trabalho, mercado, e consumidor.
...