OBJETIVO E AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Por: fabianeduda • 9/6/2015 • Resenha • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 1.461 Visualizações
OBJETIVO E AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Segundo concordância “geral” dos estudiosos de finanças, o objetivo de toda empresa é maximizar o lucro. Num sentido mais concreto e de longo prazo, pode-se afirmar que o objetivo de toda empresa é o de maximizar o valor disponibilizado pelos investidores / empreendedores.
Então, seguindo esse consenso geral, o administrador financeiro tem como papel essencial o de maximizar o valor investido pelo proprietário, empresário, acionista, independentemente do tamanho da empresa.
O OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA pode ser escrito como sendo:
- Manter a empresa em situação de liquidez, e situação de liquidez constante é premissa para o funcionamento mínimo normal da empresa;
- Obtenção de novos recursos, visando proporcionar crescimento ao negócio de acordo com viabilidade econômico-financeira apurada, bem como, com o menor custo;
- Garantir equilíbrio entre lucro e liquidez financeira;
LUCRO – Ganho líquido.
LIQUIDEZ – Capacidade de saldar os compromissos financeiros assumidos.
PAPEL DE FINANÇAS E DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO
O QUE É FINANÇAS? Ciência de administrar fundos. Todas as organizações obtêm receitas e levantam fundos, gastam ou investem. A ciência financeira ocupa-se com o processo de transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.
PRINCIPAIS ÁREAS E OPORTUNIDADES EM FINANÇAS
Serviços financeiros: prestação de assessoria, entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governos. Envolve interessantes oportunidades de carreira nas áreas de:
- Bancos e de instituições correlatas: analistas de crédito, gerentes de banco, etc;
- Planejamento das finanças pessoais: consultores financeiros;
- Investimentos: corretores ou analistas de títulos, administradores de carteiras de títulos, banqueiros de investimento;
- Bens móveis: agentes e corretores, avaliadores, administradores de imóveis etc;
- Seguros: prepostos (indivíduo que dirige um serviço, um negócio, por delegação da pessoa competente) e corretores de seguros.
O PAPEL DAS FINANÇAS E DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO
A administração financeira realiza suas atividades objetivando o lucro e a maximização dos recursos investidos. Deve, primordialmente, controlar de maneira eficaz a entrada e saída dos recursos de forma a mantes a viabilidade do negócio, se crescimento, desenvolvimento e estabilização.
Como todas as atividades empresariais envolvem recursos , e são conduzidas essencialmente visando o lucro, o principal papel da finanças configura-se em:
PREVER – fluxo do dinheiro, custos, receitas, resultados, investimentos e obtenção de recursos;
PLANEJAR – as operações do caixa para diferentes períodos de operação da empresa, levando em consideração as entradas e saídas de recursos (previstas), as entradas e saídas de recursos certas, e os financiamentos;
ORGANIZAR – o cotidiano das operações, adotando sistemas e rotinas de trabalho adequadas ao bom funcionamento da empresa;
COORDENAR E EXECUTAR – todas as operações e serviços financeiros;
CONTROLAR - a execução das operações e serviços, desembolsos e recursos, documentos e valores, orçamentos, entre outros.
DENTRE AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO ESTÃO:
- Análise, planejamento e controle financeiro
- Tomada de decisões de investimento
- Tomada de decisão de financiamentos
TOMADA DE DECISÃO
A segunda diferença entre Finanças e Contabilidade está na tomada de decisão. Os deveres do executivo financeiro diferem dos deveres do contador, pois este se dedica, basicamente, à coleta e apresentação de dados financeiros, enquanto o executivo financeiro avalia as demonstrações contábeis, desenvolve dados adicionais e toma decisões com base em análises subsequentes.
O papel do contador é prover dados consistentes e de fácil interpretação, e o do administrador financeiro usar os dados contábeis, seja na forma original ou após ajustes. Obviamente, os administradores financeiros podem coletar dados e os contadores tomar decisões. As ênfases da Contabilidade e de Finanças é que são distintas.
O AMBIENTE OPERACIONAL DA EMPRESA
Em se tratando de ambiente operacional da empresa, refere-se às instituições financeiras e mercados, ou seja, trata-se do ambiente em que a empresa opera em termos de finanças.
MERCADO DE CAPITAIS
O mercado monetário: É aquele especificamente responsável pelos financiamentos e aplicações no curto prazo. Neste mercado são negociados os instrumentos financeiros de curto prazo como os financiamentos interbancários. É formado especificamente pelas instituições financeiras, responsáveis por intermediar esses instrumentos.
Neste mercado estão os negócios de prazo inferior a 12 (doze) meses.
É através do Mercado Monetário que se dá o controle dos meios de pagamento (depósitos à vista nos bancos + volume de papel moeda em poder do público) na economia por parte do governo federal. Tal controle ocorre através da aplicação de medidas como o depósito compulsório dos bancos ou ainda as operações de redesconto bancário.
O governo retira moeda de circulação quando há excesso de liquidez, ou seja, excesso de dinheiro em circulação ou recoloca moeda em circulação quando há escassez de liquidez (baixo volume de dinheiro no mercado, na economia, em poder público).
O mercado monetário (como já citado anteriormente) é responsável pelas operações de curto e curtíssimo prazo e propicia um controle ágil e eficiente da liquidez econômica.
Os papéis negociados no mercado monetário (Notas do tesouro Nacional, Letras do Tesouro Nacional, Certificados de depósito interbancário, entre outros) compõem seu mais importante meio de transação. Estes instrumentos é que dão lastro às operações realizadas e caracterizam-se pelos prazos mais curtos e maior liquidez.
...