OCIEDADE POR AÇÕES (S.A. − CORPORAÇÕES)
Por: MYLEAL • 12/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 252 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
OCIEDADE POR AÇÕES (S.A. − CORPORAÇÕES)
A característica desse tipo de empresa, é que ela é constituída como uma sociedade legal distinta, tendo como sócios um ou mais indivíduos, ou entidades. A sua constituição tem como prerrogativa a preparação de um documento de incorporação e de seu estatuto.
Geralmente os acionistas e os administradores são grupos distintos. O principal orientador dos objetivos da empresa é o conselho de administração, eleito pelos acionistas, que por sua vez seleciona os administradores. As vantagens desse tipo de sociedade, por terem separados a propriedade da administração, são: a vida da empresa é ilimitada já que ela pode ser prontamente transferida; obtém recursos emprestados em seu próprio nome, e com isso a responsabilidade dos acionistas fica limitada pelas dívidas; e que o que eles podem perder, no máximo, está limitado ao seu investimento.
Resumindo, apresentamos as modalidades de organização de empresas:
Sociedade
Corporação
Quem é o dono da empresa?
Sócios
Acionistas
Os gestores e os proprietários são pessoas distintas?
Não
Geralmente
Qual é a responsabilidade do proprietário?
Ilimitada1*
(exceções)
Limitada
O proprietário e a empresa são tributados separadamente?
Não
Sim
Fonte:Adaptado de Bertolo, (1999, p. 8)
1 Se NÃO houver a integralização do capital social, a responsabilidade será solidária sobre o valor total do capital social.
A forma de organização em sociedade por ações é superior à sociedade por cotas quando ela se volta para acumular dinheiro e transferir interesses dos proprietários, mas tem a desvantagem significativa da dupla tributação.
Existe a possibilidade de conflitos entre acionistas e administradores numa grande corporação. Chamamos estes conflitos de problemas de representação (agency) e discutimos como eles poderiam ser controlados e reduzidos.
...