Os Problemas Sociais
Por: 467717828 • 10/3/2020 • Projeto de pesquisa • 978 Palavras (4 Páginas) • 96 Visualizações
UNIP- Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso: Ciências Contábeis
TEMA: Uma Cidade Inundada Pela Chuva
TÍTULO: Análise da cidade de Mongaguá
Jessica Silva Borges – RA: F10BG16
São Paulo
2019
Jessica Silva Borges
Análise da Cidade de Mongaguá
Ciências Contábeis
Orientadora: Beth Garcia
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
São Paulo
2019
SUMÁRIO
Introdução------------------------------------------------------------------01
Desenvolvimento---------------------------------------------------------02
Considerações Finais---------------------------------------------------04
Referências Bibliográficas---------------------------------------------05
1. INTRODUÇÃO
Este presente trabalho é composto por uma abordagem de uma situação de calamidade provinda de inundações através da alta incidência de chuva.
A escolha desta cidade foi baseada em pesquisas em meio eletrônico. Assim, foi possível chegar a análise da cidade de Mongaguá, localizada no litoral de São Paulo.
Esta cidade apresenta um grande índice de alagações devido ao ruim planejamento da gestão em relação a canalização e urbanização da cidade. Algumas falhas estruturais em ruas, casas, escolas e comércios geram um grande prejuízo para os donos dos estabelecimentos e não somente isso, mas também, colocando em risco a vida dos seres humanos que habitam nesta localização.
Com foco em administrar o problema foi escolhido uma escola Estadual com nome; Agenor de Campos onde existe uma grande frequência de incidentes voltados ao estado de chuvas intensas.
Através do cenário e conceitos do papel da administração e gestão frente ao poder administrativo foi possível consolidar algumas diretrizes e propor análises para melhorias e resolução do problema.
Por fim, todo esse conceito empregado gerou um grande aprendizado através da realização deste trabalho, aplicando de forma conceitual todo o conceito da disciplina ministrada em decorrer do curso até o presente momento.
Além de das enchentes provocadas por chuvas, a população convive com vazamento de esgoto. Moradores das proximidades afirma que o problema já existe a cerca de oito anos.
Convivem com o esgoto e ficam ilhados quando acontece o alagamento. A Sabesp já fez obras de ligação na rede de saneamento, porém, nem todos os moradores tem suas casas ligadas a rede, assim, fazendo com que ainda ocorra vazamento de esgoto.
Muitos moradores reclamam por não serem ouvidos, e seus problemas não são solucionados. O que causa muita revolta em todos os moradores da região.
Prefeitura de Mongaguá
A prefeitura de Mongaguá informou que já existem projetos de ampliação na rede de drenagem. Segundo eles, o projeto ajudara no escoamento, o que evitara o vazamento de esgoto. Mas a obra ainda está em andamento.
Conforme a administração, foram realizadas diversas ações no Jardim Praia Grande, onde fizeram o nivelamento de e remoção de resíduos.
Sobre o vazamento, a Sabesp verificou toda avenida principal, onde foi constado que não havia nenhuma irregularidade no abastecimento de agua ou coleto de esgoto.
Trata-se do acumulo de agua nesta região de chuva no local, o que não envolve a companhia.
A companhia esclarece que o direcionamento incorreto das aguas das chuvas ao sistema de esgotamento sanitário sobrecarga entope as tubulações e equipamentos que são dimensionados para coletar apenas o esgoto doméstico. E já informou ao representante da prefeitura sobre a manutenção de drenagem para escoamento das aguas pluviais.
...