PIM 2 - Gestão Pública
Por: mayrez • 24/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.737 Palavras (11 Páginas) • 2.016 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II - PIM II
ANÁLISE ECONÔMICA, MERCADOLÓGICA, FINANCEIRA E DE RECURSOS EM ESTUDO DE CASO NA SORVETERIA CREMOSA.
FÁBIO SANTOS DE LIMA
RA 1503697
MAYARA APARECIDA REZENDE
RA 1527462
GOIÁS
2015
RESUMO
Atualmente o cenário da economia e mercado vem tornando a concorrência cada vez mais acirrada. A empresa estudada baseia-se na oferta e demanda para tomada de decisões sobre a produção e também é o que norteia a variação de preços dos produtos a fim de maximizar o lucro e evitar o desperdício. Como se trata de uma organização que utiliza o sistema econômico como base, faz-se necessária a aplicação da matemática, em geral, de forma simples e básica, em fluxo de caixa e contagens por exemplo. Verificou-se também que, a produção da empresa se encaixa perfeitamente nas divisões dos recursos materiais, que são eles: materiais auxiliares, matéria- prima, produtos acabados e produtos em processo, possuindo um bom acompanhamento dos estoques, especialmente relacionado às validades dos produtos. O trabalho foi fundamentado diante do cenário regional das pequenas empresas sob a perspectiva da economia e mercado, na importância dos recursos materiais e patrimoniais e presença vital da matemática aplicada diante de um cenário de forte concorrência.
Palavras-chave: Sorveteria; Economia e Mercado; Recursos; Aplicações práticas; Cenário Regional;
ABSTRACT
Currently the scenario of the economy and market competition is becoming increasingly fierce. The company studied is based on the supply and demand for decision making on production and is also what guides to changes in prices of products in order to maximize profit and avoid waste. As this is an organization that uses the economic system as a base, it is necessary the application of mathematics in general, simple and basic, cash flow and counts for example. It was also found that the company's production fits perfectly in the divisions of material resources, which are: auxiliary materials, raw materials, finished products and products in process, having a good follow-up of inventories, especially related to product validity. The work was based on the regional scene of small businesses from the perspective of the economy and market, the importance of material and financial resources and vital presence of applied mathematics before a strong competition scenario.
Keywords: Ice Cream Shop; Economy and Market; Resources; Practical applications; Regional scenario;
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Gráfico 1 – Curva da Demanda9
Gráfico 2 – Curva da Oferta11
Tabela 1 – Cálculo do valor final11
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 DESENVOLVIMENTO 8
2.1 Economia e Mercado 8
2.2 Análises do Contexto Econômico e Mercadológico. 8
2.3 A Importância da Matemática Aplicada. 10
2.4 A Matemática Aplicada sob a ótica da Sorveteria Cremosa. 10
2.5 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. 11
2.5.1 Conceito 11
2.5.2 A Administração de Materiais e Patrimônios na empresa. 12
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
4 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
A apresentação deste projeto tem como objetivo a integração dos conteúdos vistos nas aulas interativas com os conhecimentos práticos até agora adquiridos através da análise de dados em uma organização no mercado.
A empresa escolhida é a Sorveteria Cremosa, constituída sob a forma societária, a qual cada sócio participa com 50% das cotas. Seu ramo de atuação consiste em vendas de sorvetes e picolés, para os mais variados clientes, desde pessoas físicas até pessoas jurídicas.
É uma empresa de pequeno porte, na qual os dois sócios, irmãos, dividem entre si as funções principais, de administrador a serviços gerais. A única mão de obra externa refere-se aos vendedores de picolés que se deslocam por toda a cidade, o que aumenta consideravelmente o alcance mercadológico da organização.
Neste tipo de empresa, originariamente familiar, deve-se dar maior atenção a relações pessoais e como elas afetam a organização como um todo. Segundo Barbosa (2009) para administrar uma empresa familiar é preciso saber lidar com as complexas relações afetivas e com os diferentes interesses entre os familiares e as outras pessoas envolvidas na gestão do negócio. Isto não tem sido um problema na empresa em questão. É consolidada e está no mercado há 20 anos.
Mesmo com a grande concorrência, a empresa se destaca pela qualidade de seus produtos e serviços, atendimento diferenciado e rapidez, tanto no atendimento quanto na entrega. Destaca–se também pela variedade de sabores de seus produtos principais: sorvetes e picolés. O público alvo é amplo, pois seus produtos são consumidos indiscriminadamente por toda a população, porém podemos destacar como principais consumidores crianças e adolescentes. Além do atendimento a pessoas físicas, a Sorveteria cremosa também revende seus produtos para outras sorveterias de cidades vizinhas que não tem fabricação própria, aumentando assim seus lucros.
A Sorveteria Cremosa está localizada em Pires do Rio, na Avenida Castelo Branco, em uma localização privilegiada, pois a avenida é ligação entre cidades vizinhas e também onde se situa as duas principais lojas de móveis da cidade.
Existem vários concorrentes na cidade sendo os principais as Sorveterias Beijo-Frio, Moranguinho e Creme Mel. Todas essas localizam-se em um ponto estratégico da cidade: a praça central, ponto de grande movimento, o que considera-se como desvantagem para a Cremosa. Outro ponto negativo da organização analisada encontrada em relação a estas três concorrentes é quanto ao espaço físico. As instalações das outras lojas são amplas e bem organizadas enquanto que a da empresa focada necessita de reformas e troca de móveis para melhor atendimento ao público e demais operações produtivas da empresa, como gestão de estoques. Porém, tem-se uma vantagem principal: a Sorveteria Cremosa é sólida e está no mercado há vários anos, o que aumenta a confiabilidade dos clientes e, por conseguinte, maior procura.
...