PIM III Fundamentos da Gestão Financeira
Por: herdade • 1/12/2015 • Trabalho acadêmico • 5.091 Palavras (21 Páginas) • 1.359 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
Um estudo sobre a gestão financeira de uma Universidade Corporativa
Lívio Mewes da Silva Herdade – RA: 815076-1
UBERLÂNDIA
2015
RESUMO
O estudo foi elaborado através de uma análise dos dados financeiros e gerenciais da empresa Algar Universidade de Negócios - UniAlgar. Em sua história de mais 15 anos de atuação no ramo de educação corporativa, foi possível realizar um estudo analítico de sua estrutura organizacional e sua gestão financeira seguindo os dois últimos exercícios. O projeto propõe acima de tudo, o esclarecimento e/ou análise dos processos gerenciais da empresa que tomaram forma em todo o seu tempo de atuação no mercado mineiro, como sendo uma pioneira em seu ramo de atuação. Visando sempre a evolução organizacional e a perspectiva de crescimento, foi avaliado sua estrutura financeira e contábil.
Palavras Chaves: Gestão Financeira, Estatística, Contabilidade, Educação Corporativa.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
1.1 Apresentação e histórico
1.2 Estratégia de atuação
1.3 A estrutura física
1.4 As atividades e linhas de negócio
2 FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA
2.1 Gestão Financeira – conceitos básicos
2.2 A importância do Gestor Financeiro
3 CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE
3.1 Estatísticas Patrimoniais
4 ESTATÍSTICA APLICADA
5 ESTUDO DOS DADOS DA EMPRESA ESTUDADA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXO 1 – BALANÇO PATRIMONIAL UNIALGAR
INTRODUÇÃO
A empresa é um agrupamento humano hierarquizado, que envolve meios humanos, materiais e financeiros para criar e distribuir produtos ou prestar serviços. Esta atende a objetivos definidos por uma direção (pessoal ou colegial), que faz interferir nos diversos escalões hierárquicos as motivações do lucro e da utilidade social. Esta definição de empresa, é a mais utilizada no âmbito social/financeiro.
A simples maximização do lucro contabilístico anual, apresenta-se mais como um importante meio de preservação da independência e do desenvolvimento da empresa do que propriamente como um objetivo pois, ela realmente equilibra a retenção dos lucros anuais uma vez que, são eles que contribuem para a elevação do valor da própria empresa.
O objetivo desse projeto é inserir o aluno nas práticas gerenciais no âmbito financeiro a fim de, levantar as bases e as estruturas administrativas gerenciais da empresa escolhida, relatar as estratégias de gestão administrativa- financeira como missão, fluxos e operações, conhecer e analisar estrutura contábil de uma organização, associar as abordagens citadas na pesquisa à teoria abordada, fazendo um enlace da teoria com a prática e proporcionar ao autores deste estudo a possibilidade de desenvolver visão crítica das práticas adotadas.
A empresa analisada nesse trabalho é Algar Universidade de Negócios LTDA, a UniAlgar, que é a Universidade Corporativa do Grupo Algar. Foi escolhida essa empresa pelo acesso as informações disponibilizadas em materiais de internet e, por maior facilidade no esclarecimento de dúvidas e entrega de informações necessárias.
Além da Gestão Financeira, que é a base do projeto, foram coletadas informações, e feito análises conclusivas das disciplinas envolvidas nesse semestre sendo a Contabilidade e a Estatística Aplicada. Acredita-se que o projeto cumpriu seu objetivo e trouxe um ganho sólido de conhecimento tanto nos novos conceitos nele apresentado, como na aplicação dos conceitos à prática.
- DESCRIÇÃO DA EMPRESA
- Apresentação e histórico
A Algar Universidade de Negócios, conhecida como UniAlgar, foi criada em setembro de 1998 com a missão de promover o desenvolvimento dos talentos para aumentar a competitividade dos negócios Algar. Ela começou a ser concebida em 1995, em um evento chamado ALGAR 2100, sob a coordenação do renomado executivo da Amana-Key Oscar Motomura, em São Paulo. Nessa ocasião, nos debates, veio a visão estratégica de que educação seria algo sem prazo de validade, ou seja, todo o futuro da humanidade, e por consequência dos negócios, passaria pela educação e se o Grupo Algar quisesse ser perene, deveria pensar em educação, até como negócio. As discussões evoluíram e houve a recomendação de que o Grupo incluísse em sua visão estratégica o investimento em educação corporativa de forma permanente, como maneira de desenvolver sua cultura, construir competências para crescer, modernizar-se e garantir sucessão gerencial.
O conceito de Universidade Corporativa começava a ser discutido nos Estados Unidos, onde se desenvolveu a partir dos anos 90, mas poucas empresas, no Brasil, mesmo entre as multinacionais norte-americanas, trabalhavam com esse conceito. Em julho de 1997, o então Diretor Corporativo de Talentos Humanos – Cícero Domingos Penha – e alguns de seus pares, fizeram uma viagem aos EUA para conhecer experiências de educação corporativa e alguns especialistas estrangeiros nesse assunto. Lá, constataram a existência de centenas de universidades corporativas, ao passo que no Brasil não tinha nenhuma. Entre as universidades e escolas de formação de executivos visitadas estavam: Motorolla University, Sears University, Hamburger,s University, IBM Advanced Center, M.I.T Executives Programs e Havard Business School.
...