PROCESSOS DECISORIAIS
Por: eliana f r • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 518 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
(a) Podemos dizer que uma informação possui valor? Como dimensionar esse valor? Para o Antônio (personagem do Caso de ensino 1), qual era o valor
que ele esperava das informações (dados) solicitados? Que tipo de qualidade envolvia a informação a qual buscava?
Uma informação possui valor, pois a informação e a comunicação são extremamente importantes para facilitar a vida do gestor no contexto da tomada de decisão. Sabemos que o valor da informação não está contida na quantidade de informação e sim na qualidade da informação produzida. Observa-se que o comportamento da empresa é diretamente afetado, em termos de eficácia e eficiência, pela qualidade das decisões, as quais, por sua vez, são influenciadas pela qualidade das informações geradas, agindo como um processo integrado e sistêmico. Como sugere Gassee, a simples quantidade de informação não promove melhores tomadas de decisão nas empresas. Em vez disso, a força das tecnologias de aquisição de informações se encontra na habilidade de aprimorar significativamente a qualidade da informação; e isso sim tem um impacto direto no sucesso gerencial.
Portanto o valor que Antônio esperava das informações (dados) solicitados seria que estas fossem de qualidade, para que através destas os problemas fossem solucionados.
A informação é uma ferramenta gerencial usada por todos os níveis dentro de uma organização e a qualidade que Antônio buscava na informação seria que a informação fosse apropriada, completa e precisa para a tarefa, devendo ser trabalhada com pontualidade para ser útil.
(b) Com base no caso de ensino em questão podemos dizer que há informações institucionais, intermediárias e operacionais. Dê exemplos desses tipos de informações com base no caso de ensino. Podemos relacionar esses tipos de informações com os níveis de tomada de decisão? Exemplifique de acordo com o caso de ensino.
- informação institucional – voltada à direção da empresa – possibilita observar as variáveis presentes nos ambientes externo e interno, com a finalidade de monitorar e avaliar o desempenho, o planejamento e as decisões de alto nível. Ex: José Armando secretário executivo queria saber qual a necessidade de pessoal deste ministério, para anunciar o número de vagas de um novo concurso.
- informação intermediária – voltada ao corpo gerencial – permite observar as variáveis presentes nos ambientes externo e interno, monitorar e avaliar seus processos, o planejamento e a tomada de decisão de característica gerencial. Ex: Antônio, grande especialista em sistemas de informação, foi convidado a assumir um cargo de livre provimento a fim de gerenciar os sistemas de um grande ministério estratégico para o governo e precisava identificar falhas no novo sistema implantado (Dimensional X).
- informação operacional – voltada à chefia de setores e seções – possibilita executar as suas atividades e tarefas, monitorar o espaço geográfico sob sua responsabilidade, o planejamento e a tomada de decisão de seu nível. Ex: Ludmila era a responsável técnica, afirma que a realidade é muito diferente do que é apresentado no Dimensional X. Este sistema possui os dados gerais dos nossos servidores, mas não informa, por exemplo, que a maioria
...