TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

                ROSANGELA ALVES DUARTE LIMA

        PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

                                                3/4° SEMESTRE

[pic 3]

BUTIÁ

2015

ROSANGELA ALVES DUARTE LIMA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

                                                3/4° SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:  GESTÃO DE PESSOAS,RESPONSABILIDADE SOCIAL E DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO

ELISETE ALICE ZANPRONIO DE OLIVEIRA

FABIANE MUZARDO

JANAINA VARGAS TESTA

BUTIÁ

2015

Capitalismo Brasileiro e Responsabilidade Social Empresarial

Resumo: Este artigo se dedica a levantar hipóteses sobre a responsabilidade social empresarial no Brasil. Para tanto, vale-se de duas vertentes distintas da literatura sobre comportamento das empresas, uma que procura definir os fatores, não apenas estratégicos, mas também institucionais, da responsabilidade social empresarial, e outra, conhecida como abordagem das “variedades de capitalismo”, que se empenha em descrever o impacto das diferentes instituições (normas e práticas) características do capitalismo de cada país sobre a atuação das empresas. Foram elaboradas, como resultado, seis hipóteses sobre a conduta socialmente responsável das empresas no Brasil. Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial. Brasil. Variedades de Capitalismo.

Introdução

Temos várias razoes pelas quais a responsabilidade ao Direito e em especial a política ao Direito.Primeiramente a responsabilidade social da empresa pode ser concebidida como obediência ás normas jurídicas,que quanto maior a eficácia sdas disposições legais.A responsabilidade social empresarial vêm em segundo lugar,compreendida como obediêndia a lei,pode ser também o objetivo da regulamentção jurídica. O direito pode ser visto como meio de preservar ás empresas certos comportamentos e também de lograr que esses comportamentos de fato verifiquem. Em terceiro lugar a respinsabilidade social empresarial também é merecedora de atenção quando consiste em práticas que excedem o exigido pela ligislação,mesmo que emcaso a atenção socialmente valiosa da empresa não corresponde ao cumprimento de um desse jurídico e importante porque revela a disponibilidade da intervenção jurídica.

Desenvolvimento

Direito Empresarial e do Trabalho e responsabilidade social

É possível concluir,com base na leitura do texto,que as empresas atualmente precisam cumprir a sua funcção social,criando comportamentos que se prestem á realização dos direitos humanos,tal como a preservação do meio ambiente laboral O texto ainda permite concluir que a responsabilidade social empresarial está intimamente ligada com a oediência á legislação.De acordo com as normas regulamentadas as NR,o local de trabalho,a insalubridade ocorre quando oferece riscos as condições de saúde do trabalhador,periculosidade équando aumenta o risco de morte ao trabalhador,violando sim,pois estão infrigindo a constituição Brasileira no artigo 7° incisso XXII,redução dos riscos inerentes ao trabalho por meio de normas de saúde,higiene e segurança e o incisso XXII que diz que o trabalhador tem direito a 8 horas diárias e 44 horas semanais.

O ambiente de trabalho ou atividade que geram condições insolubres,que dependendo da concentração e o tempo de exposição e ausência de sistemas de proteção,falta de iluminação adequada podem ser causadores de doenças.Em consequência os acidentes e doenças do trabalho tem prejuízo para a empresa pois quando o trabalhador fica doente se ausenta do seu posto de trabalho,ocasionando atraso na produção,pois ao invés de produzir lucro,produzirá gasto. Ocasionando também prejuízos ao trabalhador,afetando a integnidade temporária ou permanente,prejuízos a sociedade quando o acidentado é encaminhado ao INSS.

Alguns agente agressivos podem ocassionar danos a saúdedo trabalhador no ambiente de trabalho,em função de sua natureza e concentração como: agentes químicos ( absorção e contato com determinados produtos químicos),agentes físicos (color),agentes biológicos ( fungos,bacterias),agentes ergonômicos (esforço físico itenso,controle rigido de produtividade) .

O trabalho decente é o ponto de convergência dos 4 objetivos estratégicos da OIT ( organização iternacional do trabalho ),o respeito aos direitos do trabalho em especial aqueles definidos como fundamentais pela declaração Relativa dos Direitos e princípios Fundamentais no trabalho e seu seguimento adotada em 1998: liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva,eliminação de todas as formas de trabalhoo forçado,abolição efetiva do trabalho infantil,eliminação de todas as formas de descriminaçãoem matéria de emprego e ocopução,a promoção do emprego produtivo e de ualidade a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social. Além da promoção permanente das Normas Internacionais de trabalho,do emprego,da melhoria das condições de trabalho e da mpliação da proteção social,a atuação da OIT no Brasil tem se caracterizado no período recente,pelo apoio e ao esforço nacional de promoção do trabaho decente em áreas tão importantes como o combate ao trabalho forçado,ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e comercial,á promoção da igualdade de oportunidade e tratamento de gênero e raça no trabalho e á promoção de trabalho decente para os jovens,entre outras.

Na impossibilidade temporária ou definitiva da eliminação de um risco por motivo de ordem técnica ou econômica,implanta-se a neutralização do risco.Quando  asmedidas de segurança de ordem geral não são deficientes para garantir a proteção contra os riscos de acidentes e doenças profissionais,devem-se utilizar os EPI’S,exigido legalmete pela portari 3214,de 1978,em sua norma regulamentadora n°6 cuida minuciosamente as obrigações do empregado e da empresa,com relação do EPI.Implementação da CIPA responsável pela segurança,com isso gestão de riscos requer algum tipo de divisão da organização e das atividades por área geográfica ou funcional de cada área de atuação,fazendo assim que com essa iniciativa o funcionário tenha saúde e trabalhe mais tempo na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com