Padronização
Por: siliofagundes • 6/4/2015 • Monografia • 375 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Bibliografia.
Menezes (As Vantagens da Padronização, 2007),
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
A utilização da padronização na realização de cada processo dentro de uma fábrica pode ser a fonte de uma grande redução de desperdícios, e problemas de comunicação entre os setores, minimizando os tempos necessários à produção de cada produto, eliminando a subutilização da mão-de-obra e ainda resultando em um aumento de qualidade dos produtos, já que sem a padronização ocorrem inúmeras perdas e pequenos defeitos acabam sendo desconsiderados. Entretanto, quando se trabalha dentro de um processo padronizado estes defeitos tornam-se evidentes demais para serem aceitos, e a tendência é que isto deixe de acontecer.
Pudemos perceber na aplicação feita na fábrica, que anteriormente, não havia uma identificação clara de quem era responsável por varias etapas do processo, não existia a figura do “dono” do processo de forma clara.
Segundo Menezes (As Vantagens da Padronização, 2007), a padronização leva ao aumento da qualidade, faz com que todos falem a mesma língua, leiam todos os produtos gerados com total facilidade, por seguirem um padrão, mesmo que tenham sido escritos por outro profissional.
O processo de padronização da fábrica não se encerrou após a escrita dos padrões, a reciclagem da aprendizagem deve ser contínua para garantir que todos os envolvidos entenderam e estão utilizando o padrão no dia a dia.
Como podemos ver no estudo de caso apresentado, anteriormente não havia um processo padronizado de inspeção do material recebido antes de chegar à produção, o que gerava desperdícios, prejuízo e constantes retrabalhos. Outro ponto importante foi a sensibilização da equipe quanto à sua importância no processo executado e a necessidade de passar para o ponto seguinte com a tarefa executada corretamente. Fazer com que a equipe se sinta parte importante de toda a engrenagem funcional da empresa é muito importante para o bom funcionamento dos processos, e isto foi aplicado com maestria. O constante aperfeiçoamento e reciclagem dos colaboradores também é visto como fator determinante para o sucesso da padronização, pois mesmo todos treinados, não devem ser deixados na “zona de conforto”, sempre buscando melhoria contínua.
Com a adoção dos procedimentos, e o treinamento de todos os envolvidos, a inspeção realmente tomou um padrão que deverá ser seguido e continuamente melhorado. Novas ideias sempre são abordadas e os colaboradores se sentem parte desta melhoria contínua.
...