Papel do gestor financeiro
Por: Felipe Simão • 4/4/2022 • Dissertação • 559 Palavras (3 Páginas) • 76 Visualizações
Felipe Simão Da Costa
RA:171605 - MG501A
Acessar o site do IBGC: http://www.ibgc.org.br/
Estudar o conceito e a origem do termo “governança corporativa”
Refletir sobre o papel do gestor financeiro e redigir um texto (padrão ABNT) de 3000 a 5000 caracteres (sem espaços) para a próxima aula
O que é governança corporativa? Pra que serve? Qual é o seu benefício para as organizações? Como aplicamos a governança? Qual a melhor abordagem de governança segundo a sua área de atuação?
Podemos observar várias definições para governança corporativa no contexto empresarial onde diversas áreas de estudo abordam com seu respectivo ponto de vista, podendo ser relacionado a abertura de capital, regulações, pela responsabilidade dos adms, entre outras diferenças formas. Todos os estudos estão certos de certa forma, porém apesar de tudo que apresentam limitam o conceito de governança apenas a sua referência e visão.
Segundo Leonardo Viegas, ele entende a Governança Corporativa como um sistema que envolve partes interessadas, relacionamentos, objetivos de criação de valor e bem comum, ressalta que a abrangência da definição do IBGC é extremamente difícil, pois sua definição possui 84 palavras. Esta atitude trata da liderança do mais alto nível da organização, desde a startup até as multinacionais, mas a governança cria valor ou o destrói conforme a sua atuação, sendo boa ela cria e má destrói.
Governança corporativa é apresentada como o conjunto de condutas e bons hábitos utilizados pelos donos e diretores de empresas, de modo a proporcionar um ambiente organizacional produtivo, ético e confiável para os diretores e donos de empresas. A governança ajuda no desenvolvimento de um ecossistema empresarial de modo a desenvolver uma cultura organizacional de qualidade além de desenvolver as competências dos profissionais da empresa assim como ajudar na captação de novos talentos, ocasionada pela implementação de uma governança de qualidade.
Praticar boa governança inspira indivíduos que estão relacionados, direta ou indiretamente, com a empresa de forma a desenvolver confiança, compartilhamento desses ideais e valores ao redor de controles que inspiram as boas práticas nos diferentes níveis da organização. Existem os princípios da boa governança: transparência como atitude, equidade, prestação de contas, responsabilidade e código de boas práticas (Exemplo:IBGC). A governança serve para todos os tipos de empresa, variando apenas os instrumentos para praticar esses princípios. Essa iniciativa é mais que compliance, mas não é possível registrar uma boa conduta, onde o caráter dos diretores da empresa decidem que rumo a empresa vai tomar, estes estando sujeitos a corrupção.
Uma mudança de cultura das empresas no geral é mais rentável que um controle interno das empresas para evitar escândalos e corrupção, as empresas devem observar esta ferramenta como um investimento, visando uma boa conduta que ocasionalmente gera uma boa imagem a empresa.
O bom gestor financeiro deve observar esta conduta como cautela, a governança é maravilhosa, ela ajuda a desenvolver valor dentro da sua organização entretanto se a empresa estiver
...