Planejamento da Administração Financeira
Artigo: Planejamento da Administração Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sebastiaocarlos • 24/8/2014 • Artigo • 843 Palavras (4 Páginas) • 255 Visualizações
Essa etapa consiste no desenvolvimento dos principais conceitos da administração financeira e o seu planejamento, além da interferência do tempo sobre a moeda, que tem como assunto a sua valorização e desvalorização, mostrando de que forma pode interferir no planejamento financeiro da empresa.
Administração Financeira
Define-se Administração financeira como sendoum conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.
Tem como objetivo geral a maximização dos lucros e como básicos tem como:manter a empresa em permanente situação de liquidez, obter novos recursos para planos de expansão e segurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.
Para isso se faz necessário um bom planejamento financeiro, que é o que trata o assunto abaixo.Mas antes disso vale lembrar que, uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados. (extraído do site Portal da Educação:http://www.portaleducacao.com.br/Artigo/Imprimir/30946).
Planejamento da Administração Financeira
Para atingir seus objetivos e criar formas de alcançá-los, a empresa precisa planejar antecipadamente, de modo que venha traçar formas e meios de conseguir chegar ao seu objetivo.
Pode-se
considerar o planejamento como uma das atividades de maior importância dentro de uma organização, que se faz necessária em todos os setores da empresa, principalmente nas atividades da área financeira, como afirma Gitman (1987):
“Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais.”
Com o planejamento financeiro, o administrador financeiro pode acompanhar as diretrizes de mudanças e as rever quando se fizer necessário, visualizar com certa antecedência as possibilidades de investimentos, grau de endividamento e o seu montante de dinheiro que será necessário para se manter.
No geral, o planejamento financeiro indica os caminhos que levam as conquistas dos objetivos da empresa, tanto a curto prazo como também a longo prazo. Para isso, ou para uma gestão financeira eficaz, os administradores necessitam de ferramentas confiáveis para que o gestor possa tomar as decisões certas e oportunas. O Fluxo de caixa tem sido uma dessas ferramentas, sendo uma das mais eficazes na gestão financeira da empresa. Como afirma Zdanowicz (1988):
“O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os
recursos financeiros de sua empresa por um determinado período”.
Além da afirmação do autor, pode-se dizer que, o Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e saída de dinheiro, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades do caixa.
Interferência do tempo sobre a moeda.
Quando uma empresa deseja fazer novos investimentose planeja como deve ser feito, fatores econômicos
...