Portfólio Responsabilidade Sócio Ambiental
Por: Cesar Damião • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.424 Palavras (18 Páginas) • 805 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 4
2.1 DEFINIÇÃO 4
2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ATUALIDADE 4
2.3 PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NAS EMPRESAS 4
2.4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL.......................................................6
2.5 A ENERGIA FÓSSIL..............................................................................................7
2.6 PRINCIPAIS INDUSTRIAS PETROLÍFERAS........................................................9
2.7 A CRISE DO PETRÓLEO......................................................................................9
2.8 ENERGIAS RENOVÁVEIS...................................................................................11
2.9 AS POLITICAS AMBIENTAIS..............................................................................13
3 ANÁLISE DOS TEXTOS DE REFERÊNCIA......................................................... 15
3.1 ANÁLISE LINGUISTICA.......................................................................................15
3.2 ANÁLISE SOCIOLÓGICA 15
3.3 ANÁLISE DA TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO.................................................... 15
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................17
REFERÊNCIAS 18
- INTRODUÇÃO
Este trabalho trata sobre o tema Responsabilidade Socioambiental, fator hoje considerado de grande importância no chamado Desenvolvimento Sustentável de organizações publicas e privadas.
Diante dos problemas sociais e ambientais decorrentes do crescimento desordenado das metrópoles e das empresas, que sempre visaram lucros sem se preocupar com a degradação que esta ambição causaria no ambiente. Surgem hoje, mais que uma consciência, uma necessidade de se investir na preservação e nos serviços sociais.
Para o cumprimento deste papel, alem da questão ética das empresas, há também o fator Legislação Ambiental, para assegurar que as empresas se adequem á nova realidade.
Faz-se um estudo sobre as industrias petrolíferas e a questão ambiental que envolvem os combustíveis fosseis e os renováveis.
Este trabalho se baseia na analise de três textos sobre o tema Responsabilidade Socioambiental, com focos diferentes porem trazendo em si, a mesma mensagem, a importância da questão socioambiental no âmbito empresarial para o Desenvolvimento Sustentável das empresas.
- RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
2.1. DEFINIÇÃO
O conceito de Responsabilidade socioambiental, segundo o Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, é um compromisso permanente por parte dos empresários na adoção de uma postura e ações de mercado éticas, que contribuam para o desenvolvimento econômico de forma consoante com a qualidade de vida de seus clientes internos e externos.
A Responsabilidade socioambiental pode ser adotada por empresas públicas e privadas no objetivo de conciliar inclusão social e conservação do meio ambiente. É uma ação que vem sendo planejada e implementada com maior ênfase desde os anos 90, apesar do remoto histórico do pensamento ecológico e lutas ambientalistas no mundo.
Produzir e distribuir seus produtos de forma global é uma das missões da Responsabilidade socioambiental, o que aumenta a conscientização de todos os envolvidos na empresa e sua responsabilidade perante a sociedade no uso comum do meio ambiente. Busca conscientizar e propor maneiras de produzir sem geram danos e riscos ao meio ambiente e à estratégia de mercado da empresa.
É uma forma da empresa responder a cobrança de seus consumidores/sociedade por produtos feitos de forma sustentável. Exige que a empresa revise seu modo de produção e padrões de consumo. Dentre as principais ações lida com projetos de reciclagem, saneamento (incluindo o tratamento do esgoto industrial), reflorestamento, educação ambiental e coleta de lixo.
O conceito de Responsabilidade socioambiental deu seus primeiros passos na Constituição de Weimar, que tratava da Função Social da Propriedade. Em 1972, a ONU gerou a resolução 1721 do Conselho Econômico e Social, e no ano seguinte, o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Documento que serviram para ampliar os debates, projetos e inclusão de medidas sustentáveis nas empresas.
2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ATUALIDADE
Dentre os problemas socioambientais enfrentados atualmente podemos citar a poluição das águas e dos afluentes, o desmatamento e a extinção das espécies, a destruição da camada de Ozônio e o superaquecimento, o excesso de Lixo e a falta de saneamento básico nas zonas urbanas.
2.3 PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NAS EMPRESAS
Nos últimos anos muitas empresas iniciaram uma nova postura em relação ao meio ambiente refletidas em importantes decisões e estratégias práticas, segundo o autor Melo Neto (2001) tal postura fundamentou-se nos seguintes parâmetros:
- Bom relacionamento com a comunidade;
- Bom relacionamento com os organismos ambientais;
- Estabelecimento de uma política ambiental;
- Eficiente sistema de gestão ambiental;
- Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas;
- Uso de tecnologia limpa;
- Elevados investimentos em proteção ambiental;
- Definição de um compromisso ambiental;
- Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável;
- A questão ambiental como valor do negócio;
- Atuação ambiental com base na agenda 21 local;
- Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios circunvizinhos.
Atualmente, muitas empresas enxergam a responsabilidade sócio-ambiental como um grande negócio, são duas vertentes que se destacam neste meio:
- Primeiramente, as empresas que investem em responsabilidade sócio-ambiental com intuito de motivar seus colaboradores e principalmente ao nicho de mercado que preferem pagar mais por um produto que não viola o meio ambiente e investe em ações sociais;
- A segunda vertente corresponde a empresas que investem em responsabilidade sócio-ambiental com o objetivo de ter materiais para poderem investir em marketing e passar a imagem que a empresa é responsável sócio-ambientalmente. Esta atitude não é considerada ética por muito autores que condenam empresas que tentam passar a imagem de serem éticas, porém na realidade estão preocupadas apenas com sua imagem perante aos consumidores.
Apesar de ser um tema relativamente novo, o número de empresas que estão aderindo a responsabilidade sócio-ambiental é grande e a tendência é que este número aumente cada dia mais.
...