Portugues
Por: Susana Dias • 7/9/2015 • Dissertação • 381 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Universidade Do Contestado – UnC
Curso de administração – EAD
Disciplina: Português
Acadêmica: Susana Dias
Funções da linguagem
Neste trabalho será mostrado um pouco mais sobre as funções da linguagem, para que serve e como é utilizada as etapas da comunicação no nosso dia a dia.
A comunicação não ocorre somente quando falamos ou escrevemos, ela também está presente em quase todos os momentos, são várias as formas de nos comunicarmos, por exemplo: Quando lemos, quando manuseamos documentos, através de gestos etc.
A comunicação se dá por meio de alguns elementos importantes existentes, são eles:
- Emissor: É quem transmite a mensagem.
- Receptor: É quem recebe a mensagem.
- Mensagem: É o conteúdo, o que se quer transmitir.
- Canal de comunicação: É o meio pelo qual se passa a mensagem.
- Código: É um conjunto de sinais estruturados para elaborar a mensagem.
- Contexto: É o objeto ou situação a que a mensagem se refere.
É através desses elementos que Roman Jakobson elaborou um estudo acerca das funções da linguagem, as quais muito utilizadas por nós para análise, produção de textos e diálogo. Essas funções de linguagem são:
- Função referencial: É a função que mostra o sentido real dos seres e coisas, é muito utilizada em textos científicos e jornalístico, pois privilegia justamente o referente da mensagem buscando transmitir informações objetivas sobre o mesmo.
- Função emotiva: Esta função tenta mostrar a impressão de um sentimento e emoção. É possível sentir no texto a presença do emissor
- Função conativa: É a função que se concentra a mensagem para chamar atenção do receptor ou influencia-lo, levando o mesmo a adotar este ou aquele comportamento.
- Função fática: A função fática, inicialmente usada para chamar a atenção (ruídos, como psiu, ahn, ei), essa função tenta estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação.
- Função Metalinguística: É a função de linguagem que se volta a própria língua.
- Função poética: Essa função tenta deixar a mensagem mais bonita, elaborando-a de forma inovadora, utilizando combinações sonoras e rítmicas, jogo de imagem ou de ideias.
Agora que conhecemos um pouco mais de cada função da linguagem, podemos perceber que sempre quando conversamos ou escrevemos um texto, temos um objetivo e acabamos evidenciando uma da seis funções da linguagem existentes.
Referencias
Marina Cabral - Especialista em Língua Portuguesa e Literatura - Equipe Brasil Escola
...