Produto Interno Bruto por Habitante
Projeto de pesquisa: Produto Interno Bruto por Habitante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cinaramartins • 18/9/2013 • Projeto de pesquisa • 2.056 Palavras (9 Páginas) • 465 Visualizações
Capa
Contracapa
Sumário
Introdução
“Nenhuma questão me obcecou tanto como esta: por que eles encontraram o caminho certo, o desenvolvimento, e nós, o errado, o subdesenvolvimento.”
Celso Furtado
Ao longo da história persiste a pergunta: por que algumas nações são ricas e outras são tão pobres?
Para responder qual pergunta devemos levar em considerações questões demográficas como a escassez de chuvas, questões culturais e até mesmo o que seus governantes fazem para mudar esse panorama de pobreza muitas vezes extremas.
Sabemos de que alguma forma alguém sai lucrando com o subdesenvolvimento dessas nações, e que pensamentos culturais enraizados como o sistemas de castas da Índia precisa ser mudado, mas não há interesse de que a população saia deste sistema e pensamento, e de resignação.
Somente com uma profunda mudança de atitudes e hábitos poderemos responder a questão que nos aflige: por que alguns são ricos e outras tão pobres.
PIB
O PIB é um indicador para medir a atividade econômica do país. Quando há queda de dois trimestres consecutivos no PIB, a economia está em recessão técnica. Os economistas costumam dizer que o PIB é um bom indicador de crescimento, mas não de desenvolvimento, que deveria incluir outros dados como distribuição de renda, investimento em educação, entre outros aspectos.
O PIB pode ser calculado de duas maneiras. Uma delas é pela soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse cálculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Nesse cálculo entram os resultados da indústria (que respondem por 30% do total), serviços (65%) e agropecuária (5%). Entra no cálculo apenas o produto final vendido, por exemplo, um carro e não o aço e ferro da produção. Evita-se, assim, a contagem dupla de certas produções.
Outra maneira de medir o PIB é pela ótica da demanda, ou seja, de quem compra essas riquezas. Nesse caso, são considerados o consumo das famílias (60%), o consumo do governo (20%), os investimentos do governo e de empresas privadas (18%) e a soma das exportações e das importações (2%). Esses dois cálculos devem sempre chegar ao mesmo resultado.
Produto Interno Bruto por Habitante
Este indicador é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região. Ele indica quanto cada habitante produzido em determinado período.
O primeiro cálculo de produção nacional foi publicado em 1953 nas Nações Unidas, baseado em um documento do economista Richard Stone. O título era 1ª Versão do Manual de Contas Nacionais. Stone foi eleito em 1984 o Prêmio Nobel de Economia.
O Índice de Gini
Mede o grau de desigualdade na distribuição da renda domiciliar per capita entre os indivíduos.
O valor pode variar de zero, quando não há desigualdade( a renda de todos os indivíduos têm o mesmo valor), até 1, quando a desigualdade é máxima(apenas um indivíduo detém a renda da sociedade e a renda de todos os outros indivíduos é nula).
A divulgação é feita quando o IBGE publica os microdados de uma nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).
CURVA DE LORENZ
A curva de Lorenz é um simples instrumental gráfico e analítico que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, além de permitir que ordenamos distribuições de renda sob um ponto de vista de bem-estar.
A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, segue-se os seguintes passos:
a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita
b) No eixo horizontal, acumula-se a percentagem da população de 0% a 100%
c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detido pela população.
u
A Curva começa no ponto (0,0) e termina no ponto (100,100). Se a renda for distribuída de forma perfeitamente equitativa, a curva coincidirá com a linha reta diagonal ligando os pontos(0,0) e (100,100). Essa linha é chamada de Reta da Igualdade Perfeita e representa uma situação hipotética na qual todos têm o mesmo rendimento. Na situação oposta, na qual existesse uma desigualdade perfeita, ou seja, se uma pessoa detivesse toda a renda, a curva coincidiria com o eixo das abscissas até o ponto(100,00), e iria até o ponto (100,100).
Em geral, essas são situações extremas. O que comumente se tem é uma curva em situação intermediária. Quanto maior a distância entre a reta de igualdade perfeita e a curva de distribuição efetiva, maior a desigualdade de distribuição de renda.
Índice de Desenvolvimento Humano
É um índice que se contrapõe ao PIB per capita, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana.
O IDH varia de zero a um e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano:
1. A renda ,medida pelo PIB per capita, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país;
2. A longevidade, medida pelos números de expectativa de vida ao nascer;
3. A educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa
...