Produção
Por: reno651 • 10/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADM. FINANCEIRA I
PROF: WESLEY LUCIANO BARROS
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
1.1. A Administração Financeira e o papel do Administrador Financeiro nas empresas
A Administração Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa.
A parte essencial da Administração Financeira é a formulação de estratégia empresarial para determinar a utilização eficiente dos recursos, disponíveis a qualquer momento, bem como selecionar fontes mais adequadas de fundos adicionais, que eventualmente possam tornar-se necessários.
O administrador financeiro desempenha função operacional. É um dos membros da alta administração, incumbido das responsabilidades de planejamento, organização, execução e controle das atividades financeiras. (GITMAN,2001)
Este profissional desempenha uma variedade de tarefas nas empresas e órgãos governamentais, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos.
O bom ou o mau desempenho que o administrador financeiro dá a seus encargos determina o êxito ou o insucesso da empresa.
O administrador financeiro, segundo ROSS (2002), reúne cinco funções principais no conjunto de suas responsabilidades:
- Análise financeira em profundidade dos registros e demonstrativos contábeis;
- Estimativa do movimento de caixa, para o trimestre ou ano seguintes, com o objetivo de determinar o provável grau de liquidez da empresa;
- Escolha do investimento com maior liquidez e rentabilidade para os excedentes de caixa ;
- Fornecimento à alta administração de informações relativas às condições financeiras atuais e futuras como base para a tomada de decisões sobre operações de compra, comercialização e fixação de preços;e
- Por último e como função mais importante, a elaboração de planos financeiros detalhados para obtenção e utilização de fundos pela empresa, tanto no curto, quanto no longo prazo.
- – Oportunidades de carreira em Administração Financeira
Gitman (2002) destaca as seguintes oportunidades para atuação profissional do administrador financeiro:
Analista Financeiro – Responsável principalmente pela preparação e análise dos planos financeiros e orçamentários da empresa, bem como pela preparação de previsão financeira, análise financeira de desempenho baseada em índices e trabalho em conjunto com a contabilidade.
Analista/ gerente de orçamentos de capital – Atua como responsável pela avaliação e recomendação de propostas de investimentos em ativos. Pode envolver-se em aspectos financeiros quanto da implementação dos investimentos aprovados.
Gerente de projetos financeiros – Em grandes empresas, obtém financiamentos para investimentos em ativos. Coordena consultores, banqueiros de investimentos e assessores jurídicos.
Gerente de Caixa – Responsável por manter e controlar os saldos diários de caixa da empresa. Freqüentemente gerencia os procedimentos de cobrança, os investimentos de curto prazo, as transferências e desembolsos, e coordena os empréstimos de curto prazo, assim como o relacionamento da empresa com bancos.
Analista/ Gerente de crédito – Administra a política de crédito da empresa por meio da análise e avaliação das solicitações de crédito. Concede crédito e monitora a cobrança das contas a receber.
Administrador de fundos de pensão – Em grandes empresas, é responsável pela coordenação dos ativos e passivos do fundo de pensão dos empregados. Desempenha tanto as atividades de administração de investimentos, quanto contrata ou supervisiona o desempenho dessas atividades, no caso de serem realizadas por terceiro.
1.1.2 – As diferentes funções do contador e do administrador financeiro nas empresas
O contador registra os resultados das atividades econômicas da empresa, enumera todas as receitas, as despesas explícitas e os lucros ou prejuízos resultantes. O administrador financeiro analisa, além de todos estes itens, os custos implícitos.
Enquanto o contador registra somente as variações de valor dos ativos que estão “ de perfeito acordo com os princípios contábeis”, o administrador financeiro analisa a importância de outros fatores, que podem afetar a posição de crédito da empresa, sua capacidade de obtenção de empréstimos, bem como sua avaliação, na eventualidade de uma fusão ou venda.
O administrador financeiro preocupa-se, ainda, com as causas específicas dos lucros ou prejuízos apresentados pela empresa.
O administrador financeiro também é responsável pela avaliação das vantagens financeiras de outras alternativas, além da tomada de empréstimo.
...