Produção
Por: fuabiana • 14/8/2015 • Trabalho acadêmico • 505 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
RESUMO
O preconceito é uma opinião errônea tomada fortemente como verdadeira, o qual pertence à esfera do não racional, ao conjunto das crenças que não nascem do raciocínio.
De acordo com o autor pode ser classificado da seguinte forma: preconceito social, coletivo, nacional e de classe, gerando como consequência principal a discriminação entre indivíduos e grupos.
Segundo o autor “a discriminação repousa sobre a observação de uma diversidade ou desigualdade entre indivíduo e individuo, entre grupo e grupo”. Ela pode ser classificada em discriminação racial, sobre opinião politica, condições pessoais e sociais e politica escolar.
A desigualdade natural e a desigualdade social são as principais distinções entre as outras formas de desigualdade. Esta distinção teve grande importância na historia do pensamento politico, pelo fato das constantes aspirações do homem de viver numa sociedade de iguais.
A desigualdade natural refere-se à condição física do individuo( homens e mulheres), já a desigualdade social refere-se a condição social e histórica do individuo (linguística). Bobbio cita diversos exemplos para explicar as diferenças entre essas desigualdades, contudo ele diz que “ela serve para compreender que o preconceito é um fenômeno social, é o produto da mentalidade de grupos formados historicamente, e precisamente podem ser eliminados”.
As consequências nocivas do preconceito, segundo o autor, podem ser distribuídas em 3 níveis diversos, sendo eles:
. A discriminação jurídica
.A marginalização social
.O processo de discriminação
Para finalizar Bobbio diz que “o preconceito esta na cabeça dos homens, por isso é preciso combate-los na cabeça dos homens, isto é, com o desenvolvimento das consciências e com a educação, os homens só se libertaram do preconceito se viverem numa sociedade livre”.
Preconceito deriva da minoria,
A discriminação traz consigo o conceito de desigualdade, que como visto anteriormente estão relacionados, o qual o autor cita que a principal distinção entre as diversas formas de desigualdade são a desigualdade natural e social,
A discriminação se entende por uma diferenciação injusta ou ilegítima, qualquer coisa a mais do que diferença ou distinção, aqueles que deveriam ser tratados como iguais são considerados desiguais por conta de algum critério de valor, existe a relação de que o superior deve reprimir o inferior.
Racial, opinião politica, condições pessoais e sociais, politica escolar
RESENHA
Norberto Bobbio durante o texto “a natureza do preconceito” aborda um tema polemico de forma simples e de fácil compreensão para todos, onde relata sobre o que é o preconceito, como surgiu, suas características, diferenças, consequências entre outras. Dizendo objetivamente o texto de Bobbio não esta fora da realidade do que é realmente o preconceito, durante a leitura não houve aquele pensamento de “isso é mentira”, parecia como uma reafirmação de tudo aquilo que se acredita sobre o preconceito, além de acrescentar mais conhecimento.
Bobbio, no texto, parte de pressupostos para abordar o tema, utiliza de um método indutivo para prender o leitor e convence-lo do que esta dizendo, ele apresenta os temas de forma clara e direta, citando diversos exemplos e definições sobre os tópicos abordados.
Ao final do texto Bobbio não consegue responder se o preconceito pode ser eliminado, mas mostra uma forma de se fazê-lo.
...