Projeto Integrado Multidiciplinar
Por: Leo Leo • 17/10/2018 • Relatório de pesquisa • 2.525 Palavras (11 Páginas) • 125 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR TÉCNICO GESTÃO HOSPITALAR
IOLANDA BARBOSA DOS ANJOS RA: 1701304
APARECIDA SOUZA DIAS RA: 172431
[pic 1]
RESUMO
Este Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é uma pesquisa realizada no primeiro semestre de Gestão Hospitalar, cuja finalidade é mostrar aos alunos o quanto é importante aplicar no dia-a-dia de uma empresa os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A partir de um estudo mais detalhado aos dados e análise das planilhas coletadas, demonstrar o funcionamento atual e o que pode ser feito para melhorar, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula. Serão usadas as disciplinas de Fundamentos da Administração na área da Saúde, Gestão da Cadeia de Suprimentos na Área de Saúde e Fundamentos do Direito Comercial e do Consumidor.
Palavras Chaves: PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar ),Fundamentos da Administração na área da Saúde,Gestão da Cadeia de Suprimentos na Área de Saúde, Fundamentos do Direito Comercial e do Consumidor.
ABSTRACT
This Integrated Multidisciplinary Project (IMP) is a research carried out in the first semester of the Hospital Management course, whose purpose is to show students how important it is to apply in the daily life of a company the knowledge acquired during the course. From a more detailed study to the data and analysis of the collected worksheets, demonstrate the current functioning and what can be done to improve, applying the theoretical knowledge acquired in the classroom. The disciplines of Administration Fundamentals in Health, Supply Chain Management in the Health Area and Fundamentals of Commercial and Consumer Law will be used.
Keyeords: IMP (Integrated Multidisciplinary Project), Foundations of Administration in the Health Area, Supply Chain Management in the Health Area, Fundamentals of Commercial and Consumer Law.
SUMÁRIO
1- INTROUÇÃO 5
2- DESENVOLVIMENTO 6
1.1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE 6
1.2 INFORMAÇÃO SOBRE O PORTE DA EMPRESA 7
1.3 ORGANOGRAMA ADMINISTRATIVO DA INSTITUIÇÃO 8
1.3.1 Análise Prática Atual da Organização 9
1.3.2 Análise das Práticas de Gestão da Empresa. 9
1.3.3 Liderança 9
1.3.4 Sociedade 9
1.3.5 Processos e Projetos 10
1.4 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM SAÚDE 10
1.4.1 Procedimentos dos recursos e logística 10
1.4.2 Procedimentos dos recursos logísticos. 10
1.4.3 Recurso de materiais, patrimoniais, financeiro e tecnológico. 11
1.4.4 Controle de estoque 11
1.4.5 A gestão de estoque 11
1.5 FUNDAMENTOS DO DIREITO COMERCIAL E DO CONSUMIDOR 11
3- REFERÊNCIAS 13
INTROUÇÃO
O presente Projeto de Pesquisa abordará fundamentos da administração, bem como Gestão da Cadeia de Suprimentos, ambas relacionadas a área da Saúde, Trataremos pois dos Fundamentos do Direito Comercial e do Consumidor em relação ao Hospital Municipal Mãe Olímpia de Cafarnaum Bahia, uma empresa de caráter publico.
Podemos verificar que com a expansão do Serviço de Saúde, a gestão publica e privada possui vertentes que se difere na atuação em relação ao atendimento das demandas específicas para cada seguimento na área da saúde. Como diz o Professor Dr. Wilson Pollara “No setor privado, o administrador pensa em agregar valor ao produto para conseguir o preço melhor”. “No setor público tem um orçamento fixo, e, deve diminuir custos para fazer cada vez mais com menos recurso”.
É importante analisar as questões básicas e o papel desempenhado pelos administradores, visto que é um processo que se utilizam recursos visando atingir um ou mais objetivos.
DESENVOLVIMENTO
1.1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Ao analisarmos o histórico da Administração como alguns filósofos antigos que foram importantes influenciadores da administração como Platão, filósofo grego que estava preocupado com o tratamento das mais diferentes moléstia que atingiu a população da época. No que se refere a administração Platão foi um grande estudioso das políticas públicas. Temos também Aristóteles filósofo grego discípulo de Platão o qual antagonizou muitos aspectos sobre a política e a administração pública.
Com as teorias de Gestão organizacional temos como base a Revolução Industrial onde as teorias e práticas gerenciais começaram a aparecer no cotidiano das organizações. As teorias Pre-sistemas teve seu enfoque na administração científica dando seguimento nas abordagens: Clássicas da Administração; das Relações Humanas; Estruturalista e Comportamentalista.
Podemos observar que toda organização tem-se uma pessoa ou um grupo de pessoas com a principal função de: administrar e tomar decisões sobre a definição de objetivos e a utilização de recursos da organização, como se aplica na instituição pesquisada que no caso é O Diretor Geral que assume essa função, junto ao Diretor Clínico e o Coordenador de Enfermagem, seguindo a ordem hierárquica.
A atual administração dos hospitais públicos encontra-se com umas das maiores preocupações da população que necessita dos serviços prestados por estas instituições, sendo um dos principais problemas enfrentados no cotidiano da administração hospitalar, principalmente para a gestão de hospitais prestadores de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje o Hospital Municipal Mãe Olímpia (HMMO) atende amplamente as expectativas dos munícipes de Cafarnaum, tentando se integrar no conceito de gestão pública.
...