RELATORIO PARCIAL N1
Por: aldenorama • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.583 Palavras (11 Páginas) • 472 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO PARCIAL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
MARGARETE ASSUNÇÃO SANTOS – RA 3109107706
TUTOR A DISTÂNCIA: IVONE LIRIO
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos
Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)
POLO: OSASCO
Osasco
2016
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. QUESTIONÁRIO
3. RELATÓRIO 9
4. REFERENCIAL TEÓRICO 11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
6. REFERÊNCIAS: 14
INTRODUÇÃO
O Relatório apresentando para o Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia –Prointer_I da Universidade Anhanguera, foi desenvolvido a partir de um questionário realizado com o Presidente de uma empresa localizada na Cidade de Osasco no seguimento de produtos químicos para linha automotiva.
Com base nos questionamentos, será realizado uma análise das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas (SWOT), buscando alternativas e melhorias para o seu empreendimento.
QUESTIONÁRIO
- Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Royal Química Ltda.
Endereço: Rua Luiz Henrique de Oliveira, 454 Vila Quitaúna
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Ramo de Atividade: Indústria Química
Produtos /e ou Serviços: Produtos Químicos para linha automotiva
Data do início das Atividades: 10/02/2008
Entrevistado: Frederico Modolin – Presidente
- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
Como trabalhava em uma fábrica automobilística, sempre gostei de carros e desde jovem sonhava em abrir algo no ramo e após bate papos com rede de amigos donos de oficinas , percebi que poderia criar um produto para reparos automobilístico e foi através da percepção de oportunidade que criei a Massa Fix
- Existem outros empreendedores em sua família?
Não.
- Sua ideia empreendedora nasceu durante o seu período de estudo no colégio ou na faculdade?
Sempre fui muito curioso e em modesta parte criativo e desde jovem tinha vontade de abrir algo no ramo que atuo, só não sabia exatamente o quê, por isso optei por fazer administração, mas no período do curso ainda não havia tomado o rumo para empreendedorismo.
4
- Qual a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
A minha primeira formação foi em administração de empresas e após decidir abrir o meu negócio, me formei em química industrial para entender melhor de formulações e processos.
- Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento.
Acredito que o principal fator hoje no Brasil é a crise econômica, mas o maior defeito de um empreendedor é correr riscos. É claro que não se pode entrar em um negócio ou criar algo sem pesquisar, estudar, se preparar e buscar ajuda de profissionais qualificados no mercado.
- Como este projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
Tudo na vida precisa ser projetado com cautela e preparo para alcançar com sucesso o seus objetivos, seja na vida profissional ou pessoal. Primeiramente precisa saber o onde quer chegar e o que te faz feliz? Após essa analise o profissional precisa traçar metas e meios para alcançá-las. Daí para frente o sucesso será consequência do seu preparo e trabalho.
- De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Para uma empresa ter sucesso, é imprescindível que ética e as relações humanas são caminhe de mãos dadas. Respeitar as regras e toda a política de uma empresa, sem corrupção, faz parte da ética e o bom relacionamento entre os funcionários, saber respeitar o espaço do colega também são essenciais para se alcançar o sucesso.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender?
A partir da necessidade dos profissionais das oficinas automotivas em conseguir um produto para fazer reparos na latarias com perfeição.
- Como você avaliou esta oportunidade?
Como uma grande realização do meu sonho. Sempre desejei estar aqui.
5
- Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
Não havia feito o plano de negócio. Como fiz administração, fiz o planejamento através de pesquisas mercadológicas, público, custos e marketing.
- Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
Antes de abrir o meu próprio negócio, trabalhei em uma fábrica automotiva e empenhava o papel de um controle de qualidade na seção de carrocerias ou seja a lata.
...