RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Por: Júlio César • 29/5/2017 • Relatório de pesquisa • 3.083 Palavras (13 Páginas) • 226 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão Pública
POLO: LAVRAS
ACADÊMICO: Júlio César Silva – RA: 5321572809
TUTOR A DISTÂNCIA: Fabio Cerqueira
FABIO CERQUEIRA
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
LAVRAS - MG
ABRIL/2017
ACADÊMICO: Júlio César Silva – RA: 5321572809
TUTOR A DISTÂNCIA: Fabio Cerqueira
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
LAVRAS-MG
ABRIL/2017
SUMÁRIO
1.0 Introdução......................................................................................................................3
2.0 Questionário ............................................................................................................... 4
3.0 Relatório da entrevista ............................................................................................. 9
4.0 Parecer pessoal sobre Empreendedorismo................................................................. 10
5.0 Análise da matriz SWOT............................................................................................12
7.0 Considerações final ................................................................................................... 14
8.0 Referências Bibliográficas..........................................................................................15
1.0 INTRODUÇÃO
Podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação.
O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico.
Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente, uma força que ele denomina de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo
Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele denominou de empreendedor.
Nessa primeira parte do Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER), analisaremos as respostas fornecidas através de uma entrevista feita com um pequeno empreendedor da cidade de Lavras, visando obter uma visão sistêmica sobre os conteúdos estudados neste primeiro semestre do curso de Tecnologia em Gestão Pública.
2.0 QUESTIONÁRIO
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Lanchonete Tudo de Bom LTDA.
Endereço: Rua Pe. José Pogel, nº 15 – Padre Dehon
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais
Ramo de Atividades: Alimentícios
Produtos e/ou serviços: Fabricação de salgados congelados e Lanchonete.
Data de Início das atividades: 01 de setembro de 2009
Entrevistado: Adriano de Oliveira Jacó.
1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
- Perda do emprego formal e vontade de ser o próprio patrão.
2) Existem outros empreendedores em sua família?
- Sim, meu irmão está começando no ramo de construção civil com uma pequena construtora.
3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
- Não, foi amadurecendo durante conversas com pessoas próximas que já dominavam o assunto e a fase do desemprego foi o empurrão que faltava.
4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
- Ensino médio. Sim, porque toda a parte financeira e controle de estoques e investimentos sou eu quem faz e o pouco conhecimento adquirido ajuda muito, mas estou sempre me atualizando com cursos como os que o Sebrae oferece.
5) Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?
- Devido instabilidade de mercado, também a alta carga tributária e talvez a falta de domínio da área escolhida.
6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
- Com o aumento das tecnologias no setor de alimentos e o fato de nossa cidade ter uma população estudantil muito grande, a versatilidade no preparo das refeições, e é claro observando a qualidade nutricional, nos faz apostar nesse seguimento de pratos prontos congelados. Para isso será necessário aumentar o conhecimento no setor e adquirir novos equipamentos e técnicas de preparo, esse ganho de know how fará nossa empresa crescer e se estabilizar no mercado.
7) De que forma na teoria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
- O bom relacionamento é fundamental em uma organização, o ambiente de trabalho deve ser um lugar onde as pessoas tenham prazer em conviver com os demais membros dessa organização. O respeito mútuo e o diálogo fazem com que as pessoas se sintam valorizadas e assim também valorizem de igual modo seus semelhantes, sejam seus pares, chefia ou clientes, agindo de forma ética para com todos.
8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?
- Eu já estava pensando em abrir uma lanchonete para complementar a renda da família, com a perda do emprego formal tive o dinheiro necessário para iniciar meu projeto.
9) Como você avaliou esta oportunidade?
...