RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Por: helena070707 • 18/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.495 Palavras (10 Páginas) • 229 Visualizações
Curso de Tecnologia em Gestão Financeira
POLO: São Bernardo
ACADÊMICO: Maria Helena de Freitas – RA: 2600737578
TUTOR A DISTÂNCIA: Luciano Quevedo
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
São Bernardo do Campo - SP
04/2017
ACADÊMICO: Maria Helena de Freitas – RA: 2600737578
TUTOR A DISTÂNCIA: Luciano Quevedo
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
São Bernardo do Campo - SP
04/2017
- SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA 5
2. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO 6
3. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT 6
3.1 PONTOS FORTES 7
3.2 PONTOS FRACOS 7
3.3 OPORTUNIDADES 7
3.4 AMEAÇAS 7
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 9
ANEXO I 10
INTRODUÇÃO
Existem muitos livros e artigos que falam sobre o empreendedorismo, segundo Dolabela (2006) “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza”. E hoje em dia ele está muito associado à criação de novas empresas, gerando novas oportunidades de trabalho, essencial para desenvolvimento econômico do mundo.
Com a geração de novos empregos, a população começa a ter mais renda, com isso começa a injetar mais dinheiro no comércio, que por sua vez, gera mais empregos e assim o dinheiro começa a circular e a economia do país começa a crescer.
Para Dolabela “(...) não há outra saída para qualquer nação que queira desenvolver-se, a não ser através do espírito empreendedor de seus cidadãos.”
Uma ação leva a outra: Empreender, gerar empregos, aumentar renda, aumento do consumo de produtos e serviços, geração de novos empregos.
Esse trabalho procura mostrar a importância do empreendedorismo na geração de economias para o país. Através da entrevista com o empreendedor Sr. Douglas Silveira, que conta como começou o seu próprio negócio, quando resolveu usar seu conhecimento e sua força de vontade para se tornar um empreendedor no ramo de automóveis. Ao ficar desempregado viu ali a chance de mudar de vida, conseguir sua liberdade profissional, pessoal e financeira.
- RELATÓRIO DA ENTREVISTA
Na entrevista com o empreendedor Sr. Douglas Silveira, ele diz que com a experiência e capital adquirido durante anos de trabalho com vendas de automóveis (em concessionárias), viu em certo momento a possibilidade de montar sua própria empresa, e hoje é proprietário de uma multimarca em SBC, e já busca empreender em novo ramo de negócio. Para Maria Inês Felippe – Mestra em Criatividade e Inovação Aplicada, “A profissão empreendedor não é fruto do nascimento ou herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica. É própria de uma sociedade capitalista liberal e de sua ideologia de sucesso individual”.
Em outro momento ele também diz que através do contato com pessoas, na academia que freqüenta há alguns anos, percebeu a preocupação que muitos tinham, não só em fazer exercícios, mas, que gostariam de ter uma alimentação mais saudável e que fosse algo fácil e rápido de preparar. Ele resolveu conhecer o que existia no mercado que pudesse ajudar essas pessoas a se alimentar melhor, e decidiu abrir um “Espaço Vida Saudável” em Santo André, e já pensa em vender franquias de sua empresa.
Segundo o pensador Joseph Schumpeter (1950) “Empreendedor é a pessoa capaz de converter uma nova idéia ou invenção em uma inovação de sucesso”.
Ele fala na entrevista que como empreendedor é necessário muita dedicação, muitas horas de trabalho e estar sempre à frente de seus negócios, administrando, controlando e se aperfeiçoando. Isso tem muito a ver com o que disse Idalberto Chiavenato “O empreendedor não deve apenas saber criar o seu empreendimento. Deve também saber gerir seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa administra, planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio.”
- PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo - Empreender – Empreendedor (entrepreneur) – Vem do francês, significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
Schumpeter (1999) “Empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios... sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações.”
Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.
...