RESENHA DO DIABO VESTE PRADA
Por: Cleitonbbarbosa Barbosa • 19/4/2015 • Resenha • 456 Palavras (2 Páginas) • 1.291 Visualizações
RESENHA DO FILME O DIABO VESTE PRADA
Fundamentado no filme “O diabo veste Prada”, produção adaptada do bestseller de Lauren Weisberger, a chefe de uma das maiores revistas de moda, a Runway, Miranda Priestly (Meryl Streep), exerce uma liderança autocrata, no qual basea-se: A líder dita às ordens e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo, sem que o grupo possa opinar ou dar sugestão. Dessa forma gere a empresa que comanda, causando uma grande insatisfação a sua equipe.
Por vez, a protagonista Andrea Sachs (Anne Hathaway), é uma recém-formada em jornalismo, que busca uma oportunidade para conhecer pessoas importantes e influentes no ramo. A princípio, nós percebemos que Andrea apresenta-se insegura, por não entender muito sobre moda, mas de personalidade proativa, esta opta a sempre aprender, dando o seu melhor.
Andrea é contratada por Miranda para ser uma de suas assistentes, junto com a Emily (Emily Blunt), tendo uma postura inadequada para a função, precisa se adaptar ao estilo da empresa. Nessa adaptação ao ambiente de trabalho, Andrea ver-se obrigada a mudar o estilo de suas roupas, e a aparência, para encaixar-se no quadro funcional da empresa.
No decorrer do enredo vemos que a protagonista vai se adaptando as necessidades exigidas pelo meio, realizando as tarefas que a ela são incumbidas de forma correta e coerente. E percebe que para conseguir a sua auto- realização precisa se dar bem na empresa em que está. Dando-nos a percepção que a sua motivação é intrínseca, embasada no fato que trabalhando na Runway terá a chance de conhecer pessoas influentes e ganhar experiências para exercer a sua carreira.
O filme nos deixa claro que a tomada de decisões é de Miranda Priestly e que sua ordem é lei, sendo todos obrigados a obedecê-la. Percebemos que Miranda ver em Andrea um pouco dela mesmo, projetando nela uma característica sua. Daí o “efeito de projeção”, também visto no filme.
A protagonista agora ver que seu rumo e desejo estão sendo turvejados, influenciados pela convivência com a chefe, e se tornando uma projeção de Miranda, o que a impulsiona a renunciar tudo, e ir a busca de sua necessidade de auto – realização. O desfecho do filme mostra a concretização do seu sonho.
Portanto de acordo com os pontos aqui explanados vemos que o enredo do filme se encaixa muito bem na teoria de dois fatores de Herzberg. Já que a Andreia Sachs tem que se adequar ao ambiente, condição decidida e controlada pela instituição “Fatores Higiênicos”, e tem a motivação intrínseca, pois estão relacionadas à natureza das tarefas que a pessoa executa para a concretização dos seus objetivos “Fatores Motivacionais”. Dois fatores esses que estão bem colocados no filme.
...