RESENHA: LOGÍSTICA REVERSA E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Por: WALACEPERES • 20/8/2018 • Resenha • 380 Palavras (2 Páginas) • 620 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
RESENHA: LOGISTICA REVERSA E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL.
RIO DE JANEIRO
2017
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
RESENHA:
LOGISTICA REVERSA E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL.
Resenha, do MBA Gestão de operações, produção e serviços da Universidade Estácio de Sá, Unidade Presidente Vargas, Rio de Janeiro, 2017.
Professor:
RIO DE JANEIRO
2017
Logística reversa
O artigo sob comento foi publicado em 2010, de autoria de, Fabio Ytoshi Shibao, Roberto Giro Moori e Mario Roberto dos Santos. Trata-se de um estudo temático da sustentabilidade ambiental nas organizações, tem como pergunta central se a logística reversa pode ser rentável para a empresa.
Identifica-se o atual momento do setor empresarial, como a mudança das leis ambientais, os motivos para utilizar a logística reversa, custos e ganhos financeiros.
Os autores expressam que na atualidade a consciência de que os recursos do planeta são finitos crescem no setor empresarial, e que deve ser tomando providencias sobre a situação.
Com isso surge um grande interesse no tema logística reversa e nos custos, até onde é rentável para a empresa?
Os autores deram foco também a vantagem competitiva que as empresas envolvidas no processo terão.
Segundo, Simão, em 2008, desde os tempos mais remotos o ser humano buscou domínio sobre a natureza, o que propiciou o início da degradação.
O aumento da demanda do setor industrial por meio do avanço tecnológico gerou a necessidade de oferecer serviços cada vez melhores para atender as exigências do consumidor.
Ballen, 2007, diz que o objetivo do desenvolvimento sustentável desafia as companhias contemporâneas, porque deve-se considerar o desconhecimento do sistema.
As empresas estão tomando um comportamento ambiental ativo, transformando a atitude hora passiva em uma oportunidade de negócio, diante disso a logística tem se tornando uma ferramenta fundamental para o gerenciamento empresarial.
A destinação final dos produtos é de suma importância, tanto para a empresa produtora como cliente final.
Com a população em si utilizando cada vez mais produtos descartáveis, ao mesmo tempo que se fala muito em sustentabilidade e responsabilidade social, a empresa com uma logística reversa mais eficiente e mais competitiva no mercado, os custos com as partes dos produtos não recicláveis se torna ínfimo mediante a imagem projetada.
Com as leis de responsabilidade ambiental, as empresas acompanham mais de perto a vida útil do produto, e investem em materiais alternativos, com durabilidade maior que permiti a devolução direto ao fabricante, como por exemplo garrafa de bebida.
...