Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal
Por: Thamireslohane • 5/6/2015 • Artigo • 298 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Nome: Thamires de Oliveira dos Santos.
RA: 6617346469.
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula-tema 4: Tecnologias - Reengenharia, Empowerment e Gestão e
Organização Horizontal
• Use as informações que você leu e as anotações que você realizou no Passo 1 e responda às questões a seguir:
- Ao analisarmos os textos sobre reengenharia, empowerment e gestão horizontal, podemos observar a desverticalização das organizações. Como fica a liderança nesse tipo de organização?
R: Apesar da liderança correr um risco por expor a situação atual da organização através do empowerment, delgando funções onde o colaborador tem vários papeis e responsabilidade da função , a liderança é um importante ponto de referência para a disseminação das novas idéias; sem o comprometimento desta, as estratégias para a implantação de inovações não se consolidam.
- Sabemos que existem lideranças em uma gestão horizontal e que agem de forma diferente do sistema verticalizado tradicional, pois a sua atuação como líder é situacional. Como então é realizada a divisão de trabalho?
A divisão do trabalho é feito através da reengenharia produzir mais com menos e do perfil do funcionário. Pode-se citar que muitas empresas utilizam o capital intelectual que usa o conhecimento e experiência do funcionário para que este ocupe várias funções na organização, desse jeito há menos custo para a organização e mais agregação de valor para o funcionário, centralizar as informações nele mesmo.
- O empowerment é realmente de extrema importância para as organizações, mas também é uma relação de confiança. Você pode identificar nos textos recomendados que os funcionários desejam contribuir com a organização, tanto na execução quanto nas decisões e escolhas, sentindo-se pertencentes ao grupo ou à empresa. Com base nessa afirmação, cite três vantagens para a organização adotar o sistema de gestão horizontal.
R: Redução de custos, desenvolvimento de habilidades através do conhecimento tácito, racionalização do tempo, valorização do funcionário interno.
...