Reflexão da História Pinóquio as Avessas
Por: FabioMa1111 • 22/5/2017 • Projeto de pesquisa • 741 Palavras (3 Páginas) • 1.218 Visualizações
Reflexão da História
Pinóquio as Avessas é um livro que mostra o perigo que correm as crianças ao entrarem em escolas que não consideram seu potencial e suas capacidades individuais e criativas, e dúvidas em algo de extrema importância. Tentando enquadrá-las num sistema educacional rígido, conservador, e muitas vezes sufocante. Que eles acreditam que seja o melhor para um futuro brilhante, e de total satisfação pessoal.
Ao ler o conto pude verificar que ele e assim nos e apresentado “às avessas”, para provocar uma reflexão, em relação as atitudes que deveriam ser tomadas para que tivesse mudanças significativas em favor de uma educação verdadeira. Verdadeira, de significados para que as crianças de fato gostassem de ir para a escola, e assim adquirindo cada vez um maior conhecimento não só para passar no vestibular como conhecimento de que poderia ser utilizado para toda uma vida.
Que assim pudessem preservar nas crianças a capacidade de sonhar, buscar, criar, transformar e de realizar seus próprios ideais e objetivos.
Esse tradicional olhar em relação às instituições já foi diversas vezes modificadas. Atualmente, existem muitos professores que combatem essa linha de pensamento.
A corrente construtivista ideia de que todos os seres humanos precisam agir aos estímulos do local em si o “Ambiente” para, então, serem capazes de desenvolver as suas próprias habilidades. Essa teoria defende a constante interação do aluno em meio ao processo educativo para que ele mesmo possa evoluir, construir e organizar o próprio conhecimento, buscando ele mesmo. Dessa maneira, as dúvidas e questões de uma criança não podem ser aniquiladas reduzidas ou até mesmo sem nenhuma total importância. Para qualquer pessoa suas duvidas são de extrema importância. O fato de não ajudá-las, pode ser um causador de grandes outras duvidas futura. Ate porque todos temos nossas questões pessoas e vivencias muito diferente um dos outros não devemos só dar importância a ideia de vida tradicional o resto da vida.
É possível perceber como o autor é, totalmente, a favor das idéias transmitidas. Para ele, a tarefa corrente do professor é desafiar o aluno a produzir sua própria compreensão do que vem a ser comunicado.
A aprendizagem, portanto, torna-se pessoa incompatível com o treinamento prático e com o saber articulado. Cada aluno precisa aprimorar e se organizar, com a orientação de um educador a própria habilidade pessoal de analisar e interpretar informações que lhe forem passadas. Dessa forma, com a participação do educador, eles poderão estimular, cada vez mais, está habilidade que em nele já esta contida.
A história apesar de destacar esses aspectos negativos a respeito dos métodos tradicionais de ensino, não nega a importância e a necessidade da disciplina e da organização para o desenvolvimento do ser humano. Mas, procura demonstrar porque as atividades escolares devem levar em conta, a capacidade do aluno de se desenvolver por si mesmo. Ou seja, enfatiza a necessidade de que os professores, devem desenvolver, frequentemente. Um exemplo, seria dar constantes atividades em que os estudantes poderiam melhor se aprimorar sua própria vontade e capacidade de buscar conhecimentos. Somente assim, as crianças e jovens poderão sobreviver e se dar bem, em um mundo repleto de informações e constantes mudanças.
...