TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Analise de Investimentos

Por:   •  26/8/2015  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

Os investimentos não estão ligados somente a empresas ou organizações, e sim para pessoa física também, já que situações de forma genérica são tratadas como investimento, ou seja: na compra de uma casa, na compra de um carro, ao fazer uma aplicação financeira, guardar dinheiro na caderneta de poupança, comprar dólares e guardar em casa, abrir empresa, construir fábrica, cursar faculdade, estudar inglês, etc.

O investimento é um conceito originário do campo da Economia, e que tem uma grande importância para as organizações e para sociedade de modo geral. O investimento significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para se criar mais recursos no futuro, a curto, médio e logo prazos, mas para isso é preciso estar antenado na economia do país, ou seja, é preciso saber onde está sendo mais vantajoso investir.

A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimento, desse modo é correto afirmar que, faz-se necessário aumentar aprodução das fábricas e fazendas das unidades produtivas que é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB). Existem várias opções para se fazer investimentos nas organizações, mas vale ressaltar que o administrador deve analisar de forma racional quais são os melhores investimentos, devendo levar em conta três considerações que influenciam: 1) a econômica: que levam em conta a rentabilidade e o risco dos investimentos, 2) a financeira: que levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos, e 3) de ambiente empresarial: que são as considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários. Assim o administrador deve escolher os investimentos de maior retorno e de menos risco.

No mercado financeiro são apresentados também diversas possibilidades de investimentos a pessoas jurídicas ou físicas, as chamadas aplicações financeiras que podem serem feitas quando uma empresa ou uma pessoa física, tiver dinheiro sobrando, consequentemente pode-se alplicar no mercado financeiro e receber juros pela aplicação.

As principais opções de aplicações financeiras são: 1) CDB: Certificado de depósito Bancário é emitido por uma instituição financeira,em troca de um depósito a prazo e que só pode ser resgatado após um período, 2) Caderneta de poupança: É um instrumento muito tradicional de renda fixa sua rentabilidade depende da Taxa Selic, 3) debêntures: Títulos emitidos por empresas privadas normalmente por prazos longos, de três a cinco anos, é instrumento de renda fixa, podem oferecer garantias adicionais e possibilidade de conversão em ações, 4) Ações de empresas: São Instrumento de renda variável e seus proprietários obtêm retorno do investimento de duas formas em recebimento de dividendos ou ganhos de capital, 5) Fundos de Investimentos: A sua rentabilidade é calculada pelo administrador e repartida entre os investidores, podem ser de várias modalidades sendo os principais conservadores e agressivos, 6) Títulos públicos: Títulos emitidos pelo governo com objetivo de financiar a dívida pública, podem ser pré ou pós-fixados especialmente na taxa Selic, IGP-M ou IPCA e em moeda estrangeira. Esses investimentos podem ser como de renda fixa ou de renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável. A renda fixa são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com