Resenha do Filme O Aluno
Por: Simone80 • 9/9/2017 • Artigo • 415 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
ADM – ETEC - Fevereiro de 2017.
RESENHA DO FILME: O ALUNO – Uma Lição de Vida
Primeiro: mostrou a luta diária do Queniano em começar a estudar. Uma luta que atravessa vários desafios e décadas; o próprio desafio da vida de um Queniano, que é a luta social, pois nem roupa tinha (uniforme) tinha para ir estudar. A perda de sua família, a luta na guerra pela independência, a prisão e a tortura 10 anos, indo de campo a campo de tortura, sofrendo terríveis torturas, que o deixou manco e surdo.
Segundo: Na atualidade do filme, mesmo sentindo que a sociedade e o governo o devem algo, o que ele pede é só a educação, para a realização do sonho de aprender a ler. Por ter 84 anos, teve que enfrentar preconceitos diversos, em plenos anos 2000, quando ocorreu, que foi em 2003 conforme retrata no filme; e mesmo o ministério da educação do país fazendo uso de sua imagem a nível nacional, usando-a para fazer propaganda positiva para a educação, pouco fizeram de fato por ele. Além de nem sequer consultá-lo para fazer uso da mesma, tão pouco ganhou qualquer benefício e ou salário para tanto.
Terceiro: Mostra que mesmo Maruge tendo lutado pelos direitos de sua comunidade na época da guerra de independência do Quênia, nenhum reconhecimento teve, somente no final do filme é que o mesmo recebe este reconhecimento. Quando o filme mostra que ele entrou pro Guinnes Book, e que foi para a ONU em Nova York.
Ainda retrata situações interessantes como muitas vezes vemos no dia-a-dia, que as crianças possuem mais vontade e são mais empenhadas em estudar, do que os adolescentes, é claro, que toda regra tem a exceção, porém o filme ressalva bem isto.
O filme apresenta também as divergências e congruências da cultura entre as tribos (rixas tribais) e as consequências até os dias atuais, onde se passou o filme.
Minha Opinião Pessoal: É um filme emocionante, que desperta na gente a vontade de viver. De dá mais valor as oportunidades que temos, as quais muitos não possuem. Uma história emocionante de superação, que nos mostra o quanto somos capazes, se quisermos e lutarmos pelos nossos sonhos.
- “Descansa em paz? Eu não estou morto.”
...