Resenha do filme "O Sócio" Temporada 3, Episódio 13
Por: Carlos Ferreira • 3/8/2021 • Trabalho acadêmico • 547 Palavras (3 Páginas) • 665 Visualizações
Resenha – Série “O Sócio”
Carlos André Nascimento Ferreira – Temporada 03 Episódio 13
Da Lobsta
O episódio se dá início com um negócio inovador no ramo de alimentos e que vem tendo bons resultados, porém, com uma desorganização abrangente o potencial não se reflete em lucros.
Como primeira dificuldade é constatada a falta de investimento de capital próprio. Desde o início da empresa todos os valores componentes do capital inicial e outros investimentos foram decorrentes dos familiares do gestor. Apesar da participação na sociedade desses investidores, o majoritário não tomou com seriedade as dívidas que adquiriu para com estes.
Ao adentrar nas dependências da empresa pôde-se notar que a hierarquia mal definida pode ser o percalço de uma desorganização generalizada, construindo um ambiente instável e desordenado.
A pior situação estava na gestão dos valores da empresa, com a não distinção dos dividendos com o capital da empresa, o gestor se utilizava dos valores para gastos privados diversos como idas para o cinema e festas, deixando claro a zona respaldada com os balanços imprecisos e pouquíssimos detalhados.
Diante da situação, o sócio se viu ameaçado pelas mudanças que seriam necessárias para que o negócio fosse tocado, além da perda de participação e negou o auxílio do “Sócio”.
Betty’s Pie Whole
Seguindo o episódio temos a Betty’s Pie Whole, uma empresa de vendas especializadas em tortas.
Betty's Pie Whole estava indo muito bem e mostrou ter clientes fiéis e satisfeitos com os produtos fornecidos. As coisas passam a desandar quando ela abre seu segundo local. Os dois locais não estavam gerando lucro.
“O sócio” notou que a loja não tinha tortas à mostra em um horário relativamente cedo do dia e os clientes estavam esperando por algum tempo. Quando a cozinha foi verificada, notou-se de que alguns dos equipamentos não estavam funcionando, o que acabou por comprometer a produção. A gerente admitiu que Betty era talentosa, contudo não gerenciava bem o negócio, não conseguindo lidar com a produção, a operação, as pessoas e as finanças, visto também que Betty tem pouquíssimo conhecimento acerca de contabilidade ou mecanismos gerenciais para auxiliar no negócio.
Em sequência foram verificadas as finanças e a situação não é muito boa já que os dois locais não estão dando lucro. Diante do que foi visto constatou-se que Betty não tem condições de executar os dois negócios diferentes ao mesmo tempo sem recursos suficientes e ausência de sistema operacional.
Em suma podemos ver que a padaria não podia produzir o suficiente, pois apenas metade dos equipamentos está funcionando, além da pia. Com isso, a empresa não consegue satisfazer a demanda. Para finalizar todas as receitas não são escritas, o que pode ocasionar inconsistências nos produtos.
Após a análise detalhada das finanças e operacionalidade da empresa, Altere o sistema com um novo apropriado foram vistas alternativas viáveis para o seu melhor funcionamento, proporcionando os lucros desejados. Para tanto, foi necessária uma melhora em todo o processo, com padronização das receitas, livrando-se dos equipamentos antigos. Além disso, à partir da padronização das receitas, foram solicitadas variações de bolos para abranger melhor os diversos públicos consumidores, aliados à uma nova estação de trabalho eles se concentram apenas nas tortas.
...