Responsabilidade ambiental
Por: mistico • 1/5/2015 • Dissertação • 778 Palavras (4 Páginas) • 415 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
NOME | MARCOS ANTONIO MARTINS DE SOUZA |
RA | 9902005723 |
Atividade de Autodesenvolvimento
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]
INTRODUÇÃO
Vivemos um momento de crise ambiental no planeta, grandes corporações e indústrias passaram a preocupar – se com a poluição gerada por suas ativades, seja por redução de custos, receio com a fiscalização ou sustentabilidade mesmo, o importante é o resultado final.
Porém devemos para pensar, que antes de mudar o mundo todo devemos mudar a nós mesmos, devemos buscar diminuir o desperdício e dar o destino correto ao nosso lixo além de não poluir nossa cidade, bairro, rua e afins.
AGENDA 21 PESSOAL
1 - Separação correto do lixo para colete seletiva;
2 – Diminuir o consumo e evitar o desperdício de água em minha residência;
3 – verificar se minha cidade ou instituição de ensino das quais participo possuem projetos sócios – ambientais;
4- Não jogar lixo nas ruas da cidade e nem em bueiros de escoamento;
5 – Procurar me informar e participar do projeto de plantio de árvores no lago municipal da cidade;
6 – Ajudar na conscientização de meus colegas de trabalho e pessoas próximas sobre a importância de evitar o desperdício de recursos naturais finitos;
7 – Manter o quintal de minha casa limpo, livre de lixo principalmente os que possam colaborar com a proliferação do mosquito da dengue;
8 – Aproveitando o clima de eleição que vivemos, apoiar candidatos com projetos para o desenvolvimento sustentável;
9- Diminuir o uso de auto – móvel e usar mais o transporte público para diminuir a emissão de gases poluentes;
10 – Não desperdiçar comida, pois sabemos como ela faz falta em vários lugares do mundo.
Relatório
Como estudamos no decorrer deste bimestre, nosso planeta pede socorro e antes de querermos mudar o mundo todo, devemos antes mudar nossos próprios hábitos em relação ao meio ambiente.
Vários projetos já foram lançados para mudar essa situação, podemos citar o protocolo de Quioto que visa reduzir a emissão de gases poluentes que agravam o efeito estufa.
Ao meu ver, apesar de ser voltado para indústrias principalmente, posso contribuir para essa ação reduzindo o uso do auto – móvel para ir ao trabalho e a faculdade e optando pelo transporte coletivo.
Ainda outro ponto importante é o desperdício de água que por estar presente em abundancia em nosso planeta, é usada como se fosse infinita.
Segundo matéria publicada no site ambiente Brasil, crianças de países mais ricos consomes de 30 a 50 vezes mais água do as crianças em países pobres. Quando nos deparamos com casos como esse, ficamos espantados e indignados com tamanho descaso, ainda mais quando sabemos que a solução para esse problema é em sua maioria simples de se executar: Reduzindo o tempo de nosso banho, fechando a torneira durante a escovação dos dentes, não lavando o carro com a mangueira e sim com um balde, aproveitando a água da chuva...entre outras milhares de simples atitudes que podemos adotar em nosso dia – á - dia.
...