Respostas a perguntas sobre o tema de gestão de pessoal
Ensaio: Respostas a perguntas sobre o tema de gestão de pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wand • 11/10/2013 • Ensaio • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 701 Visualizações
Pergunta 1
Com a maior valorização do conhecimento, a gestão de pessoas torna-se responsável por criar um clima organizacional propício à criação de valor, promovendo educação continuada e programas de incentivo, que se faz necessário para retenção do acervo intelectual, pois a saída de um colaborador pode resultar em perda de conhecimento, se a organização não estiver preparada para a gestão dos ativos intangíveis. (QUEIROZ et al, 2005).
Com base nisto, pode-se afirmar que a criação de um ambiente de clima organizacional positivo: Assinale a alternativa correta.
Resposta a. Elimina o uso de indicações nos processos de recrutamento e seleção.
b. Estimula a incongruência entre os objetivos da organização.
c. Elimina as discussões e desentendimentos dentro da empresa.
d. Tende a aumentar o comprometimento dos colaboradores com a organização.
e. Facilita os processos de recrutamento interno para novos cargos.
.0,2 pontos
Pergunta 2
Russ McDonald concluiu seu MBA na Universidade de Michigan em 1971. Russ começou sua carreira na GM como analista de custos na divisão Fisher Body da empresa em Detroit. A partir daí, ele foi sendo promovido para uma longa sequência de cargos de crescente responsabilidade. Na ocasião de seu vigésimo aniversário na empresa, ele foi promovido a diretor assistente do departamento financeiro.
A lentidão de resposta às mudanças por parte da GM resultou em um sério prejuízo à posição da empresa no mercado, caindo de praticamente um em cada dois carros novos vendidos no país para um em cada quatro. A GM fechou unidades ineficientes, reorganizou divisões, introduziu novas tecnologias de produção e fez grandes cortes de pessoal. O cargo de Russ McDonald foi eliminado menos de um ano antes de completar vinte e cinco anos de casa. Foi dada a ele a opção de uma aposentadoria antecipada. Ele aceitou a oferta da empresa.
Desempregado há 30 meses, ele havia respondido a dezenas de anúncios, enviado mais de 200 currículos, conversado com diversos escritórios de colocação de pessoal e gasto mais de sete mil dólares com consultoria para recolocação. Tudo em vão. Sua experiência e perfil não tinham mais valor no mercado atual.
No que se refere ao perfil do novo profissional, pode-se afirmar que ele deverá ser: Assinale a alternativa INCORRETA.
Resposta a. Motivado, ou seja, atuar com grande energia, tendo a capacidade de mobilizar seus esforços para o alcance dos objetivos traçados.
b. Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.
c. Aprendiz, isto é, ter vontade de aprender continuamente, compartilhando o conhecimento.
d. Empreendedor, definir rumos e tomar decisões.
e. Preocupado com o seu aprendizado quanto com o da organização.
.0,2 pontos
Pergunta 3
A gestão das pessoas tornou-se um desafio estratégico de muitas empresas na atualidade, em decorrência das mudanças importantes que acontecem no cenário competitivo. A gestão das pessoas é um processo complexo, que deve ser arquitetado com estratégias, políticas e práticas e uma estrutura de Recursos Humanos que contribua na capacitação dos gestores organizacionais no exercício desse papel. (BIANCHI, 2008)
Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar o ambiente que influencia a organização, onde é possível encontrar dois tipos de forças: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Na proposição de um modelo de gestão de pessoas, as forças internas referem-se: Assinale a alternativa correta.
Resposta a. Ao tipo de tecnologia de informação empregado.
b. À estratégia empresarial estabelecida.
c. Às estruturas e processos organizacionais.
d. Ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.
e. Ao caráter reativo do modelo de gestão.
.0,2 pontos
Pergunta 4
As mudanças estruturais de início dos anos 90 na economia brasileira, em especial, a abertura comercial promovida pelo governo Collor e ampliada pelo governo Cardoso, tomaram em cheio o setor industrial, rompendo com a política de substituição de importações, sustentáculo dos programas de desenvolvimento
...