SISTEMA DE GESTAO AMBIENTAL
Por: nay.oliveira • 17/9/2016 • Seminário • 434 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
Sistema de Gestão Ambiental
Sistema de gestão ambiental tem diversas atividades administrativas e operacionais que são realizadas pelas empresas para abordar os problemas ambientais decorrentes de sua atividade ou para evitar problemas no futuro. O sistema é conjunto de partes inter-relacionados, já o Sistema de Gestão Ambiental é o conjunto de atividades administrativas e operacionais inter-relacionadas para atuar na seleção dos problemas ambientais atuais ou para evitar o surgimento do mesmo.
Um sistema de gestão ambiental (SGA) exige a formulação de diretrizes, definição de objetivos, coordenação de atividades e avaliação de resultados. É necessário também o envolvimento de diversos segmentos da empresa para tratar das questões ambientais de modo integrado com as demais atividades empresariais. Qualquer SGA requer um conjunto de elementos comuns que independem da sua estrutura organizacional, do tamanho e do setor de atuação da empresa. Em primeiro lugar está o comprometimento com sua efetivação por parte da alta direção ou dos proprietários, se estes forem os dirigentes. Um alto envolvimento facilita a integração das áreas da empresa e permite a disseminação das preocupações ambientais entre funcionários, fornecedores, prestadores de serviços e clientes.
O objetivo do SGA é conseguir integrar o maior número de partes interessadas para tratar das questões ambientais e não apenas através de ações, mas que esteja inserida na politica adotada pela empresa estando presente em todas atividades com o intuito de melhoria continua nas ações voltadas á preservação ambiental. Os outros elementos fundamentais são estabelecimento da política ambiental, avaliação dos impactos ambientais atuais e futuros, os planos fixando os objetivos e metas, os instrumentos para acompanhar e avaliar as ações planejadas e o desempenho do SGA como um todo. Meta ambiental é um requisito de desempenho detalhado, aplicável á organização ou uma parte dela, resultante dos objetivos ambientais, que precisa ser estabelecidos e atendidos para que tais objetivos sejam alcançados. Essa diferença convencional entre objetivo e meta, sendo que um objetivo pode ser desdobrar em várias metas para que as etapas podem ser cumpridas para alcançar o objetivo.
A organização pode criar o seu próprio SGA ou adotar um dos modelos genéricos propostos por outras entidades nacionais ou internacionais. A criação e a operação de um SGA, sendo próprio ou baseado em um modelo genérico, podem ser consideradas uma espécie de acordo voluntário unilateral, desde que a empresa se comprometa a alcançar um desempenho superior ao ser exigido pela legislação ambiental a que esta inserida. O SGA deve contribuir para que a organização atue conforme a legislação num primeiro momento, mas com o compromisso de promover melhorias que a levem gradualmente a superar as exigências legais.
...