TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERMERCADITSTA

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

1        INTRODUÇÃO        

2        Identificação do Tipo de Mercado        

2.1        Compreendendo os Numeros        

2.1.1        Anali’’’’’’’sando o Capitalismo Monopolista        

3        CONCLUSÃO        

        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em identificar e descrever alguns dos tipos de estrutura de mercado, descrever algumas ferramentas que auxiliam a compreensão dos índices no dia a dia e também uma rápida analise do capitalismo monopolista e suas implicações perante a sociedade.  


  1. identificação do tipo de mercado

No texto Estrutura de Mercado do Setor Supermercadista do Rio Grande do Sul e Identificação do seu Grau de Concentração do autor Everson Vieira dos Santos apresentado como base da produção textual é possível identificar a presença das estruturas de concorrência monopolista e a oligopólio.

E um primeiro momento surge o sistema de concorrência monopolista, que é definida como:

  1. Há um numero elevado de empresas.
  2. Os produtos ofertas são diferenciado  mas existem substitutos próximos.
  3. Pouca margem de manobra dos preços por parte das empresas devido a existência de produtos substitutos.

Após um período, ocorre a estrutura de oligopólio, que é caracterizada pelos seguintes fatores, sendo eles os seguintes:

  1. Um pequeno grupo formado por grandes empresas detém de 80% a 90% de dominância sobre o mercado.
  2. Há a homogeneização e também a diferenciação dos produtos ofertados pelas empresas, mas podem ser perfeitamente substituídos entre si.
  3. As empresas do grupo são interdependentes, e por via de acordos, predominância ou inflexibilidade os preços são controlados, havendo assim a possível formação de cartel.

De acordo com o texto apresentado podemos analisar a estrutura oligopolista da seguinte forma: existia a predominância de algumas redes, as Companhia Real (representada pelos nomes Big Shop, Kastelão, Real e Bonjour), Supermercado Dosul (atuava como Poko Preço e Centro Útil), Supermercado Zottis (também com o nome Mobycenter), a Sogenalda (através do Supermercado Econômico e Extra-Económico), o Carrefour e a Zaffari. A Cia Real, Cia do Dosul, Carrefour e Cia Zaffari detinham 69,2% do faturamento do setor em Porto Alegre.

Com exceção do Carrefour e Zaffari, a rede de supermercados portuguesa Sonae adquiriu todas as outras redes, tornando assim a Sonae umas das lideres no ranking estadual. Para aumentar a presença no estado, a Sonae associou-se a empresa Nacional Administração e Participações (Supermercado Nacional). No plano nacional, a Sonae também passou a ter o controle sobre as redes Mercadorama e Coletão, primeira e segunda, respectivamente, no ranking do estado do Paraná.

Com tudo isso o mercado ficou resumido a três grandes redes no setor supermercadista, Sonae, Carrefour e Zaffari, que tinha 90% do faturamento na capital e 55% no estado.

A grande mudança foi quando o grupo norte-americano Wall-Mart adquiriu a rede Sonae, passando assim a liderança local e para o segundo lugar nacional.

Podemos concluir então que com o surgimento desse grupo das três redes mais fortes da Região Sul, o cliente via-se quase que obrigado a frequentar somente as lojas do grupo. Outro fator importante observado é a liderança de preços realizada pelas grandes redes, aonde o preço de alguns produtos praticados por essas redes transpassavam para as lojas pequenas.

  1. compreendendo os numeros

As Medidas Descritivas existem para resumir, facilitar a compreensão e a utilização de dados estatísticos. Podemos dividir as Medidas Descritivas em:

  • Medidas Tendência Central: É utilizada para caracterizar um conjunto de valores. Dentro dessas medidas estão a Média Aritmética (tende a estar no meio do conjunto), Moda (dado ou numero que mais aparece no conjunto) e a Mediana (ela divide o conjunto ao meio, onde 50% dos valores são menores que a mediana e 50% são maiores que a mediana).
  • Medidas de dispersão: São utilizadas para verificar a variação dos valores em torno da média. Definidas como Variância Populacional, Variância Amostral, Desvio Padrão Populacional e Desvio Padrão Amostral.
  • Técnicas de Amostragem Probabilística: Garantem a todos os sujeitos inclusos na amostra a sua probabilidade de serem selecionados.

Os Números índices demonstram a variação entre si dos valores, preços e quantidades de algo especifico ao logo de um período de tempo. São fundamentais para que os administradores possam tomar decisões, ajudam a entender a situação da economia, criam uma tendência a curto praza para o mercado.

Com a Deflação de Dados é possível medir o nível de queda da renda da população ou do preço de um determinado produto no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com