Selecção profissional e pessoal
Projeto de pesquisa: Selecção profissional e pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sumatos • 28/8/2014 • Projeto de pesquisa • 497 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
01- INTRODUÇÃO
Profissional de RH e seleção é importante dentro da organização. O processo de seleção profissional deve agir com eficiência para fazer a melhor seleção. O profissional que atua nesse cargo deverá ter muito cuidado na elaboração da requisição da vaga que deve conter os dados exigidos pela empresa que está contratando. Para que o profissional possa ter a melhor escolha, ele possui alguns recursos como: descrição do cargo, pré-requisitos, conhecer a empresa que disponibiliza a vaga (princípios, valores, cultura, missão e visão da empresa).
Área de Recursos Humanos não é mais que um simples departamento pessoal, com transformações dentro de uma organização. Hoje os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores. Pessoas parecem compor exclusivamente o passivo do balanço da empresa e, ter pessoas é simplesmente ter despesas, fora que não incluem os problemas legais, trabalhistas e sindicais. O investimento em pessoas, quando bem-feito, tem retornos garantidos à empresa. Depende de como a Administração RH é exercitada dentro da organização, o desafio é transformar a Administração RH de um centro de despesas em um verdadeiro centro de lucro à empresa.
02- DESENVOLVIMENTO
A administração trabalhista não é só complicada mais, também custa tempo , dinheiro e envolve riscos. São poucos os empreendedores que contratam um empregado, então a alternativa é procurar ajuda profissional. O desafio começa no ato de contratar um empregado, que já implica em registro, verificação de documentos, anotação na carteira, exame médico admissional, serviço militar, inclusão no quadro de horário de trabalho etc. As dificuldades e as responsabilidades apenas começam com a contratação. Uma vez por mês é feito o pagamento, elaborar-se folha de pagamento, recolhe o INSS, FGTS, o IR na fonte, vales transporte, refeição, mais as normas de saúde no trabalho (PCMSO, PPR etc). Além do controle de horários, pagamento de horas-extras, anualmente é feito o desconto e recolha da contribuição sindical e elaboração do RAIS. Já no momento do desligamento do empregado os cálculos e algumas outras providencias são necessárias e complexas. Há sempre um médico para cuidar da sua saúde, um advogado para analisar os contratos que assina e um contador para ajudar na elaboração do balanço da sua empresa e na sua declaração de renda, da mesma forma, deve-se contratar um profissional para cuidar da administração trabalhista. Se o empregador não souber como agir ou preferir empregar o seu tempo e suas energias fora do campo burocrático, então ele deve recorrer a um especialista, terceirizando ele obterá o serviço de que necessita. Sendo uma forma de evitar que seus empreendimentos corram riscos por falta de um profissional que não possua conhecimentos necessários.
03- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse trabalho nos mostrou o quão importante - e complexo - é a responsabilidade de um profissional de RH dentro de uma organização onde os colaboradores e gestores precisam estar sempre muito bem alinhados. O desafio é muito grande ao se contratar um empregado capacitado para o cargo a ser dese
...