Ser Administrador e ser Empreendedor
Por: valtercalou01 • 7/2/2018 • Trabalho acadêmico • 1.968 Palavras (8 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA
CAMPUS I
Empreendedorismo
1º SEMESTRE ADMINISTRAÇÃO-DIURNO
Campinas
2011
Etapa I e II
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Empreendedorismo.
Prof.:
Campinas 2011
Diurno-1º Semestre
Ser Administrador e ser Empreendedor
Diante do resultado da auto avaliação,, constatamos que o grupo possui características de um empreendedor podendo melhorar em alguns pontos. São eles: excesso de confiança, falta de planejamento, agir pelo impulso sem pensar nos riscos, saber claramente quais são as forças e fraquezas individuais, paciência e saber ouvir, que para o empreendedor essas características são de grande contribuição para o resultado do trabalho.
Apesar de clara a diferença entre Administrador e Empreendedor no que foi lido no (PLT), quando não se tem acesso as características definidas de cada um, dificilmente iremos identificá-los no dia-dia.
Todo Empreendedor dever ser um bom Administrador para alcançar e obter o sucesso. Ele tem algo mais que faz o diferencial, ou seja, possuiu características além dos atributos do Administrador.
O Empreendedor possuiu habilidade de dar vida aos projetos, tirando-os do papel e colocando-os em prática até o final do processo visando sucesso e ao mesmo tempo, em que calcula os riscos, ele aprende com os mesmos. Além de criativo, ele é visionário, curioso, questionador, atento ao que ocorre a sua volta, comprometido e ama o que faz.
Já o Administrador concentra-se no ato de planejar, organizar, dirigir e controlar. Nem sempre está disposto a participar diretamente do processo. Tem a função de elaborar a estrutura organizacional, além de definir o trabalho a ser executado bem como as responsabilidades pela realização e distribuição dos recursos disponíveis previamente definidos.
DIFERENÇAS ENTRE O ADMINISTRADOR E O EMPREENDEDOR.
EMPREENDEDOR | ADMINISTRADOR |
CONSTRÓI - PROPÕE | GERENCIA |
INOVA | ADMINISTRA |
CRIA | MANTÉM |
FOCA NOS RESULTADOS | FOCA NO SISTEMA, NA FORMA |
CONSTRÓI A EQUIPE | CONTROLA A EQUIPE |
IDENTIFICA AS OPORTUNIDADES | IDENTIFICA PROBLEMAS |
FAZ AS COISAS CERTAS | FAZ CORRETAMENTE AS COISAS |
Depois de termos analisado as áreas mais promissoras, optamos em atender o mercado para a melhor idade, tendo em vista que, futuramente a maior parte da população serão de idosos.
Com base neste público alvo e em nosso projeto, calculamos que o retorno será alto e em médio prazo. Portanto, em conjunto decidimos abrir um SPA - Saúde, Praticidade e Autoestima na melhor idade, onde teremos diferenciais como: serviços de transporte, terapia em grupos, geriatria, psicologia, preservação do meio ambiente, além de atividades complementares de laser (dança, passeios, palestras e etc.).
O SPA será localizado no litoral fluminense entre o eixo Rio de Janeiro e São Paulo, em Parati,RJ, cenário de encontros culturais e patrimônio histórico, onde se concentra o maior percentual de idosos no país.
O grupo está focado em transformar este sonho em realidade, cada um com sua habilidade buscando parcerias que acreditem em nossa idéia, tendo em mente que é um projeto de riscos previamente calculados na concretização do mesmo.
Comparando as respostas do grupo com o quadro “critérios para avaliar oportunidades (adaptado de Simmons,1994)” conseguimos perceber que diante dos critérios definidos, análise econômica, vantagens competitivas e equipe gerencial temos um equilíbrio de riscos onde a maioria dos aspectos são encaixados no nível de alto potencial e outros bens relevantes no quadro de baixo potencial por ser um empreendimento de alto investimento.
“Na era do bem estar, corpo, mente e espírito, as pessoas de hoje estão buscando e visando o seu bem estar e se cuidando melhor”
ESTUDO DE CASO
- Atribuímos o sucesso, a visão empreendedora, ao prazer e a satisfação pessoal. Teve percepção daquilo que acontecia a sua volta identificando boas oportunidades de negocio, não teve medo do novo e observou que no Brasil seria uma inovação.Obteve sucesso pela escolha do local adequado,visando que havia varias casas residenciais e pontos comerciais,com isso teria clientes o dia todo.
- O plano de negócios poderia gerir uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial,buscando,captando recursos financeiros, identificando oportunidades, entendendo e estabelecendo metas, gerenciando de forma mais eficaz e quando necessário tomar ações corretivas e acertadas. Talvez se ele tivesse um plano de negócios empreendedor, não teria enfrentado dificuldades básicas, como organização, marketing, conhecimento em informática.
- Já atualmente tem e usa o plano de negócios, pois a empresa cresceu, se expandiu e com ela veio a necessidade de agregar profissionais , valores e independente de qual seja o negocio ,o plano de negócios é parte fundamental do processo.
- Através do plano de negócios ele teria visão das dificuldades que enfrentaria, encontrando soluções previas para tais problemas, onde o seu crescimento poderia acontecer mais rápido.
- A partir do convite para a participação da feira de franquias, Robinson ficou surpreendido com os interesses das pessoas de se tornar um franqueado do China In Box.
- Abrindo filiais e investindo em marketing.
- Visionário, inovador identificador de oportunidades, fez diferença, observador, sabe relacionar com as pessoas.
- Desorganizado, pouco conhecimento em informática e administrativo.
- Oportunidade.
Robinson passou férias nos Estados Unidos onde identificou uma boa oportunidade de negocio, porem não era o objetivo naquele momento abrir um negocio que não fosse na sua área. Anos mais tarde já com seu consultório montado e não obtendo o retorno e insatisfeito com a profissão, decide montar seu próprio negocio.
“Observamos que Robinson tem uma visão empreendedora porem pouco administrativa.”
...