Sistema de gestão ambiental
Por: rebeca_rsr • 10/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.752 Palavras (8 Páginas) • 179 Visualizações
GESTÃO AMBIENTAL
Resumo do Artigo: “Sistema de gestão ambiental aplicado em uma empresa multinacional: certificação ISO 14000”.
Diante da relevância para melhor qualidade de vida das populações, aumentou a preocupação ecológica mundial, os países começam entender que as medidas de proteção ambiental não foram criadas para impedir o desenvolvimento econômico, e passaram a inserir em seus estudos, modelos de avaliação de impacto e custo-benefício ambiental na análise dos projetos econômicos.
A globalização dos negócios, a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental, a conscientização crescentes dos atuais consumidores e a disseminação da educação ambiental nas escolas permitem antever que a exigência dos futuros consumidores em relação à questão ambiental será intensificada, e consequentemente, as organizações devem incorporar a variável ambiental a seus negócios e manter uma postura responsável quanto a essa questão, que precisa ser planejada e organizada para interiorização na organização no menor prazo possível, atingindo o conceito de excelência ambiental, e claro, uma importante vantagem competitiva.
Sistema de Gestão Ambiental
O sistema de gestão ambiental gerencia os problemas ambientais e adota processos produtivos não prejudicais ao meio ambiente, auxilia as empresas a demonstrarem seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável, por meio da normatização para obter certificação ambiental, mas antes devem definir sua política ambiental. Essas são medidas que influenciam o consumidor e seu poder de decisão no ato da compra e evitam problemas que podem afetar a lucratividade das empresas, pois administrar as questões ambientais como custo nos negócios às coloca em desvantagem competitiva.
As empresas buscam implementar a ISO 14000 com objetivo de promover um Sistema de Gestão Ambiental eficaz, idealizada para ser aplicada a todo tipo de organização, que para ser posta em pratica deve passar por etapas, a saber:
- Análise crítica pela Administração;
- Política Ambiental, planejamento, Implementação e operação;
- Verificação e ação Corretiva.
O sucesso da aplicação desse sistema depende de toda organização, principalmente da Alta Administração.
Princípios do Sistema Gestão Ambiental;
I – Comprometimento e Política;
II – Planejamento;
III – Implementação;
IV – Medição e Avaliação;
V – Análise Crítica e Melhoria.
Aspectos Ambientais nas Organizações
As alterações ambientais globais levam a refletir ainda mais sobre esse assunto, e a participação das empresas que eram somente econômicas, passam a ser social e ambiental, pois são pressionadas em consequência do maior nível de informação dos consumidores, das maiores exigências das normas ambientais e do mercado internacional.
A Internacional Organizational for Standartization (ISO), pela série 14000, traz a variável ambiental para a gestão das empresas, para gerenciar problemas ambientais e a adoção de processos produtivos não prejudiciais ao meio ambiente.
Perfil Evolutivo das Organizações
O homem sempre dependeu diretamente da natureza, e após a Revolução Industrial, passou a usufruir cada mais dos recursos do meio ambiente para fabricação de diversos produtos com uma única preocupação melhorias dos aspectos mecânicos e tecnológicos da produção, com objetivo de produzir mais com menos.
Após a Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, a Rio-92, fortaleceu a preocupação com a questão ambiental, dando origem à necessidade de se normatizar os produtos preservando o Meio Ambiente e a qualidade de vida, e que levaram as empresas brasileiras buscaram alternativas tecnológicas mais limpas e matérias primas menos tóxicas, a fim de reduzir o impacto e degradação ambiental.
O despertar da realidade ambiental
O avanço da tecnologia e da ciência ocorreu com a intensa exploração dos recursos naturais do planeta, pois na era Industrial o domínio desses recursos era sinônimo de desenvolvimento, isto é, agiam como se eles fossem inesgotáveis. O que causou uma agravante ameaça ao planeta, trazendo a necessidade de uma forma alternativa de relação do homem com a terra, que antes se restringia ao mero cumprimento das normas de poluição determinadas pelos órgãos reguladores, surgindo uma conscientização ambiental que provoca mudanças nos padrões de produção e consumo, criando um novo sistema industrial. Pois, ser ambientalmente consciente envolve atenção detalhada para variedade de pontos, tais como: conservação de energia, preservação da poluição e evitar a degradação ecológica.
Com a Conferência Rio 92, no Brasil, as organizações começaram a implantar as primeiras ações relativas à responsabilidade ambiental, pois a falta do crescimento sustentável produz a escassez dos recursos naturais, eleva os níveis de poluição, causa o aquecimento global, a chuva ácida e o desmatamento. Alem de uma vantagem competitiva é preciso cumprir o dever e obrigação de se manter o equilíbrio entre os seres humanos e os fatores ambientais.
Certificação Ambiental
É um instrumento de comunicação, embasado numa linguagem internacional pela padronização da ISO, federação mundial das organizações nacionais de normalização. Após a conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro em 1992, tornou-se uma verdadeira globalização os assuntos ambientais ocasionando à inserção da certificação ambiental. As organizações precisam de uma certificação ambiental para concorrer no mercado.
O número de empresas brasileiras que obtém certificado da ISO 14001 vem crescendo e promete dar um salto importante nos próximos anos. Em 2003, estava estimado em 525 certificações de acordo com dados do Inmetro, órgão ligado ao governo federal responsável pela política de implantação da norma no Brasil.
O que é a ISO 14000?
A ISO 14000 é uma forma abrangente de administrar o meio ambiente que inclui regulamentos, prevenção de poluição, conservação de recursos e proteção ambiental, como o (protocolo de Montreal) a manutenção da camada de ozônio e o tratamento do aquecimento global. Define os elementos de um SGA, a auditoria de um SGA, a avaliação de desempenho ambiental, a rotulagem ambiental e a análise de ciclo de vida.
...