Sistema de informações gerenciais
Por: juh930705 • 20/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.403 Palavras (6 Páginas) • 464 Visualizações
UNIDERP UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 1]
UNIVERSIDADE DE CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL – MS
POLO URUGUAIANA-RS-BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
URUGUAIANA/RS
Novembro 2015
UNIDERP UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 2]
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Trabalho apresentado ao Curso (Bacharel em Administração 6º Semestre) da ANHANGUERA - UNIDERP – Universidade de Campo Grande MS, para a disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais.
.
.
Orientador: Marcel Cibim
Tutor de Sala:
URUGUAIANA/RS
Novembro 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ETAPA 1
2.1.1 As diferenças entre Sistemas de Informações Gerenciais:
2.1.2 Finalidade da TI:
2.1.3 A importância do SIG:
2.2 ETAPA 2
2.2.1 Perfil do Administrador:
2.2.2 Sistema de Informações Gerenciais e a Contabilidade de Custos:
2.2.3 Vantagens Competitivas nas empresas:
2.3 ETAPA 3
2.3.1 Gerenciamento do Sistema de Informações:
2.3.2 O projeto:
2.3.3 Proposta de implantação de sistemas de informações gerenciais:
2.3.4 Objetivos gerais do projeto:
2.3.5 Resultados esperados:
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho será sobre sistema de informações gerenciais, onde um projeto de implantação de sistema informação gerenciais será realizado.
Ao longo do trabalho alguns passos serão realizados contendo estudos sobre a finalidade da TI, a importância do SIG na tomada de decisões, o perfil do administrador e vantagens competitivas nas empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ETAPA 1
2.1.1 As diferenças entre Sistemas de Informações Gerenciais:
Sistemas de informações está sendo muito usado nos negócios pois é uma tecnologia que propõem mudanças continuas, está ligado no sucesso dos negócios.
Pode ser descrito como um grupo de componentes inter-relacionados que recuperam, armazenam e depois distribuem informações facilitando tomadas de decisões de uma empresa.
Sistema de informações gerenciais não depende só de tecnologias, também precisa haver conhecimento administrativo e operacional, isto quer dizer que as empresas sempre fazem os controles financeiros da produção ou estoque, antigamente era realizado manualmente em arquivos de papais, assim dificultava uma consulta rápida nos arquivos por exemplo.
O sistema de informações gerenciais é um de processos determinantes, pois ele armazena um grande volume de dados, organizados para alcançar os objetivos
2.1.2 Finalidade da TI:
A TI depende em que situação se encontra a empresa, se ela está na sua fase inicial veem a TI como uma despesa e não investimento, só usa a TI para controle e produtividade.
Na segunda fase da empresa a TI passa a ter importância para obter redução de custos e controle de processos.
Na terceira fase a empresa começa a ficar mais dependente da TI, mas seu crescimento não é maior que o crescimento dos negócios.
Na quarta fase a empresa está fortemente dependente da TI.
Na quinta fase a empresa vê a Ti como uma ferramenta competitiva, como nos processos ou decisões tomadas.
Por fim a Ti está ligada ao nível de maturidade da empresa, em casa nível ela tem uma importância diferente.
2.1.3 A importância do SIG:
O SIG é um sistema que facilita a tomada de decisões e os benefícios que o SIG traz para as empresas, como apoiador na tomada de decisões, é um sistema que atua na coleta, armazenamento e recuperação de informações, a importância dele para as empresas não está só relacionada a coleta de dados.
2.2 ETAPA 2
2.2.1 Perfil do Administrador:
A importância do trabalho do administrador só ocorreu em 1965, de lá para cá essa atividade vem passando por diversas transformações.
O administrador luta diariamente com desafios novos que aparecem, e isso exige inovação, profissionalismo, o administrador precisa se aprimorar cada vez mais para se adequar ao mercado de trabalho. Muitas vezes seu inimigo é o tempo disponível para elaboração de alguma tarefa é preciso atenção e rapidez.
2.2.2 Sistema de Informações Gerenciais e a Contabilidade de Custos:
A contabilidade de custos é uma área muito importante, tendo em vista a contabilidade de custos proporciona soluções de problemas, ela está relacionada com a medição do ciclo operacional interno das empresas e procura conferir as variações patrimoniais das empresas.
2.2.3 Vantagens Competitivas nas empresas:
Vantagens competitivas é uma capacidade que uma empresa tem de gerar mais lucros do que as outras empresas, oferecendo os mesmos produtos. A vantagem competitiva mostra as oportunidades de produtos e mercado que faram com que a empresa seja competitiva, ela é a formula para o sucesso de uma empresa.
Algumas vantagens competitivas que muitas empresas utilizam são:
- Ter uma marca conhecida ajuda para fazer um marketing da empresa, pode ser também nas notas fiscais, nas embalagens dos produtos, etc.
- A localização da empresa as vezes pode favorecer na hora da distribuição dos produtos.
- O preço das mercadorias tem que competitiva, os clientes querem preços acessíveis.
- A qualidade dos produtos, um ótimo produto e atendimento sempre será reconhecido.
- Conhecer o mercado em que atua é muito importante para um bom desempenho da empresa, saber reconhecer as necessidades dos clientes.
- No caso de empresas que vendem produtos ter assistências técnica excelente e rápida.
- Rapidez na entrega de produtos.
- Ter um plano de negócios na empresa, etc.
Vantagem competitiva é o diferencial da oferta de cada empresa, seja ela escolhida pelos clientes dentre todos os concorrentes, também é o que a empresa oferece a mais para os clientes, atender bem o cliente não é vantagem competitiva e sim uma obrigação da empresa.
...