Sistemas de Informações Gerenciais
Por: mariagisleide01 • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 821 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
FACULDADE BANDEIRANTES ANHANGUERA - Osasco
ADMINISTRAÇÃO
Sistemas de Informações Gerenciais
Osasco
Outubro/2014
FACULDADE BANDEIRANTES ANHANGUERA - Osasco
AVA
Sistemas de Informações Gerenciais
Atividade de Autodesenvolvimento aula-tema 03:
Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação.
Trabalho apresentado como avaliação parcial da
disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais do
Curso de Administração da
Universidade Anhanguera sob orientação do
6° Semestre B, Período Noturno
Osasco
Outubro/2014
Sumário
1. Introdução ...........................................................................................................................03
2. Análise da Cadeia de Valor e os três processos que constituem .........................................04
3. Considerações Finais ...........................................................................................................06
4. Referências Bibliográficas ..................................................................................................07
Introdução
Este trabalho trata-se de uma breve análise das três etapas que compõem a cadeia de valores e sua importância para que as organizações se tornem mais competitivas no amplo merca do que temos nos dias atuais.
Sistemas de Informações Gerenciais
Atividade de Autodesenvolvimento: Análise da Cadeia de Valor e os três processos que constituem.
A cadeia de valor desenvolve uma série de atividades a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com fornecedores e ciclos de produção e venda até a distribuição para o consumidor final. Há dois elementos que forma essa cadeia: Atividades Primárias: é possível identificar cinco atividades genéricas primárias em qualquer indústria, são elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e vendas. (Para saber mais veja figura abaixo); Atividades de Apoio: como as atividades primárias, estas podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, porém são classificadas de forma genérica em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e Infraestrutura.
Existem duas maneiras de estratégias que as empresas possuem, por estratégia de custo, que é vender o produto ou serviço o mais barato possível e por estratégia de diferenciação, que é vendê-lo o mais diferenciado possível. Para definir uma boa estratégia, é necessário analisar a concorrência, pois é preciso trabalhar com custos, preços, produtos, serviços, pessoas e imagem como diferenciação para manter-se à frente de seus concorrentes. É de fato que as empresas, planejam, organizam, direcionam, executam e controlam cada estratégia adotada para atingirem os objetivos e agregar cada vez mais valor aos produtos e serviços.
Constituindo a cadeia de valor, estão três etapas, nas quais são análise de atividades, análise de valor, avaliação e Planejamento, sendo respectivamente cada uma responsável pela atividade envolvida na entrega do produto ou serviço, a segunda agregando mais valor ao cliente e a última para fazer alterações, planejando ações, conquistando assim vantagens competitivas.
A cadeia de valor de Porter é utilizada para um enfoque mais eficiente e amplo, exógeno à empresa. É constituída por um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue nas mãos do consumidor. A cadeia de valor é para qualquer empresa, em qualquer negócio, um conjunto que interligam todas as atividades que criam valor desde uma fonte básica de matérias primas passando por fornecedores até o produto final ser entregue ao consumidor. A utilidade da análise da cadeia de valor é de fornecer subsídios para formular estratégias e tem por objetivo detectar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, fatores determinantes nos custos e diferenciação entre outras estruturas nas quais favorecem um bom gerenciamento.
...