TCC - Estudo de caso - O perfil do Administrador na Gestão Escolar
Por: dannielem • 28/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.431 Palavras (6 Páginas) • 1.072 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DANNIELE MESQUITA OLIVEIRA
UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PERFIL DO ADMINISTRADOR ESCOLAR VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM PACATUBA/CE
FORTALEZA - CEARÁ
2017
INTRODUÇÃO
Muito se fala da baixa qualidade da educação brasileira. Muito vem sendo realizado e inda há muito a ser feito para que as escolas do País contribuam para o desenvolvimento da capacidade dos alunos, em paralelo as essas questões de qualidade estão o gestor escolar, os administradores das escolas. Sejam eles diretores, coordenadores financeiros e pedagógicos e secretários escolares.
Segundo MYRTES (1979, P 134) declara:
A administração escolar se mostra, portanto, necessariamente comprometida com a explicitação e revisão da filosofia e da política educacional de tal modo que o administrador escolar é por isso mesmo um elemento integrante do grupo político em matéria de educação.
Nessa perspectiva, o gestor educacional é responsável legal pela instituição atribuindo a este uma afinidade de atribuições, apesar do prestigio de liderar a entidade, é dependente das ações de outros segmentos educacionais.
Diante desse posicionamento nos questionamos: a gestão escolar é realmente importante ou apenas e um suporte de controle da Secretaria de Educação?
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema foi um estudo de caso sobre o perfil do administrador escolar voltado para a educação infantil, pois trabalho nessa área como secretária escolar e tenho observado a dificuldade de alguns gestores em administrar em todas as situações, seja ela financeira ou na gestão de pessoas, assim podermos analisar a visão do administrador e suas problemáticas.
A importância do tema, se deu devido a gestão escolar está direcionada ao setor pedagógico, e o administrador não tem espaço nessa área, hoje para ser um gestor escolar é obrigatório ter o curso de pedagogia e o curso de administração não entra nesse mérito.
A relevância do tema está no sentido de discutir como uma boa gestão escolar é praticada de acordo com as normativas da administração enquanto empresa. De acordo com as normas da LDB não é necessário o gestor escolar ter a formação em administração de empresa, porém é necessário ser formado em pedagogia e ter pós-graduação em Gestão Escolar, o que deixa o gestor com um foco somente em gerir a escola, sem estar preparado para todos os processos administrativos que serão necessários.
OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Analisar a importância da gestão da administração escolar nos Centros de Educação Infantil do Jereissati II.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender como é feito a gestão da administração escolar
- Avaliar a importância do administrador a frente de uma instituição de educação infantil.
- Verificar as normativas para uma boa gestão escolar.
METODOLOGIA
- TIPO DE PESQUISA
Esta pesquisa será de abordagem qualitativa, transversal e exploratória para a elaboração do tema.
- SUJEITOS
Serão entrevistados 10 sujeitos, sendo 10 mulheres, entre 25 e 65 anos, todas diretoras e coordenadoras escolares.
- LOCAL/PERÍODO
A pesquisa será realizada nos Centros de Educação Infantil do Jereissati II localizado em Pacatuba, Ceará, no período de Outubro a Novembro de 2017.
Colocar o endereço de todos os ceeis.
- COLETA DE DADOS
Serão utilizados questionários semiestruturado com os sujeitos da pesquisa para a coleta de dados.
- MATERIAL
Serão utilizados na pesquisa uma máquina fotográfica no trabalho de campo e um celular com gravador.
- FONTES
Serão utilizados na pesquisa: livros/artigos, revistas e internet como fontes bibliográficas.
- CRITÉRIOS DE INCLUSÃO
Serão incluídas diretoras e coordenadoras do setor de gestão escolar que estejam exercendo os cargos efetivamente a mais de seis meses no setor e que queiram participar voluntariamente da pesquisa.
- CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO
Serão excluídos da pesquisa diretoras e coordenadoras dos setores da gestão escolar e que não queiram participar da pesquisa e que estejam em período de exercício.
- QUESTÕES ÉTICAS
Serão respeitadas as questões éticas na pesquisa conforme a LDB (BRASIL, 1996). Art. 61 e Art. 64, do uso do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e de autorização da direção da empresa pesquisada.
Serão respeitadas as questões éticas na pesquisa conforme a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério de Saúde, do uso do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e de autorização da direção da empresa pesquisada.
REVISÃO LITERÁRIA
1º Modalidades de Escolha
No Brasil, os sistemas de ensino apresentam variação quanto a modalidade de escolha para os dirigentes escolares. Ao analisar as diversas modalidades de escolha, Paro (1996, p. 44) afirma que:
Na medida em que enseja o envolvimento dos usuários e do pessoal da escola na tomada de decisão a respeito da melhor liderança para a instituição escolar, estimulando também a consequente participação na discussão das questões que envolvem o assunto, a escolha dos direitos pela via eletiva pode ser importante elemento de exercício democrático e de fortalecimento da autonomia da escola.
De acordo com a mensagem do autor, entende-se que a forma de escolha do dirigente escolar não define a qualidade do ensino, mas ela interfere significativamente, impulsionando ou não a formação de cidadãos participantes da vida na escola. As pesquisas indicam que as entidades educacionais com o melhor desempenho e, mas coisas são aquelas cujo gestor é mobilizado e aberto as mudanças.
2º Representação Escolar
A oferta da educação, representada pela instituição escolar, onde a mesma só tem vida pela presença de alunos, professores, servidores, pais, equipe administrativa. Sem essas pessoas, ela é apenas um prédio como outro qualquer. Portanto, a razão de ser escola é o gerenciamento ás necessidades desses segmentos, com destaque para os alunos, o processo de sua formação e suas famílias.
...