TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO.
Por: gabrielaa_britoo • 1/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.340 Palavras (10 Páginas) • 270 Visualizações
SUMÁRIO
1 SUMÁRIO EXECUTIVO 4
- Introdução 4
- DESCRIÇÃO DA EMPRESA 5
- Definição 5
- ANÁLISE ESTRATÉGICA 6
- Análise SOWT 6
- PRODUTOS E SERVIÇOS 7
- MERCADO E COMPETIDORES 8
- MARKETING E VENDAS 9
- PLANO FINANCEIRO 10
- Definição 10
- Investimento...........................................................................................10-11
- Capital de giro.........................................................................................11-13
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
- BIBLIOGRAFIA 15
1 SUMÁRIO EXECUTIVO
- Introdução
Esse Plano de Negócio tem por finalidade analisar a viabilidade de criação de um Food Truck cujo foco será a venda de alimentos saudáveis, na capital de São Paulo, localizado em grandes centros no período da manhã e da tarde, e em bairros no período da noite.
A escolha do projeto e sua localização foram definidas a partir de pesquisas, e considerações do orientador Edmundo W. Lobassi. A cidade escolhida foi pioneira no negócio e ganhou força a partir da regulamentação da Lei 15.947/2013 sobre a comercialização de alimentos em áreas públicas.
Pesquisas realizadas pelo Sebrae apontam que este negócio é uma nova tendência e tem um grande potencial de crescimento para 2016. Os fatores que contribuíram para este índice e que proporcionaram esta oportunidade de negócio foram: aumento do consumo de alimentos nas cidades, a atenção dos consumidores em relação à saúde, o estilo de vida e os costumes da população.
2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
2.2 Definição
O Food Truck pode ser definido como “uma cozinha móvel, de dimensões pequenas, sobre rodas que transporta e vende alimentos, de forma itinerante, visando a oferecer opções de alimentação saudável, rápida, barata, preparada na hora e estará sempre localizada em pontos e horários estratégicos buscando a maximização de consumidores. (SEBRAE, 28/03/2016, Food Truck uma Nova Tendência)”.
3 ANÁLISE ESTRATRÉGICA
3.1 Análise SWOT
Strengths (forças)
A vantagem é que podemos ir onde o cliente está, como em um grande evento ou show.
Pelo fato de não haver gastos com aluguel de pontos comerciais é possível oferecer um produto de qualidade há um preço acessível de alta gastronomia à comidas mais simples.
Capital de giro mais econômico.
Weaknesses (fraquezas)
Ambientes com limitações que podem prejudicar a experiência do cliente (falta de banheiros, refeições em pé, etc).
Falta de espaço físico para estocagem de alimentos.
Exposição a condições meteorológicas (sol, chuva, vento, frio).
Opportunities (oportunidades)
A crise econômica impulsiona as pessoas para que busquem alternativas de alimentação mais barata.
Valorização da cultura saudável e sustentável.
Crescente número de feiras e eventos focados em Food Trucks.
Threats (ameaças)
Legislação que controla o comercio sob rodas é nova e pode sofrer mudanças.
Aumento da concorrência no ramo.
Disputa cada vez maior de pontos.
Valor elevado de aluguel para participação de feiras gastronômicas e Food Parcks.
4 PRODUTOS E SERVIÇOS
Alimentação saudável será o foco, então o cardápio do Food Fruck será composto por pães integrais e recheios como: peito de peru, atum, frango em tiras, teriyaki, frango desfiado, fit burger, vegetariano, queijo minas, onde o cliente optará pelas diferentes opções de vegetais tais como: alface, tomate, pepino. Ofereceremos Wraps com massa integral com recheios de: frango desfiado, peito de peru, atum e vegetariano.
Os sucos que iremos oferecer são: Mexerica, abacaxi, laranja, limão, maracujá, melancia, morango, manga e acerola, tendo a possibilidade de acrescentar ingredientes como gengibre, cenoura, hortelã, couve, beterraba, banana, mamão, a combinação será de acordo com o gosto do cliente.
Nosso cardápio de sobressa será composto por salada de frutas, açaí natural e açaí com frutas, tendo a possibilidade de acrescentar os seguintes ingredientes: mel, granola, leite em pó, leite condensado.
5 MERCADO E COMPETIDORES
O mercado do Food Truck está em alta, essa tendência virou moda e incentivou o empreendedorismo, pois muitos consumidores passaram a buscar os caminhões como forma de acesso a alimentos mais sofisticados e a preços acessíveis.
Inicialmente a cidade de São Paulo destacou-se pelo pioneirismo nesse setor, com muitos empreendedores copiando o modelo de sucesso em Nova Iorque ou outras cidades americanas.
Os competidores diretos são outras alternativas, pois com muitas pessoas interessadas em ter seu próprio negócio e o mercado de Food Truck está em alta a concorrência está forte, há inúmeros Food Truck com produtos bem parecidos especializados em hambúrguer, sucos e lanche natural. Para dar certo nesse mercado precisa cada vez mais segmentar o seu produto para atender os nichos ainda inexplorados. O empresário de um Food Truck compete não somente com a concorrência direta, mais também com outros tipos de estabelecimentos, somente no Estado de SP, são 175.463 estabelecimentos competindo no segmento (dados atualizados do Empresômetro 12/04/2016). São franquias, restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, bancas de hot dog e pastel, disputando a preferência dos consumidores. Esses estabelecimentos variam de forma e tamanho, caracterizando uma concorrência pulverizada e sem o domínio expressivo de uma única empresa.
Com a concorrência direta, o empresário irá disputar, além da preferência dos consumidores, os melhores pontos públicos e privados. Somente na cidade de São Paulo são em média 200 Food Trucks espalhados, de acordo com o site Food Truck nas ruas, um guia que mostra a localização de Food Trucks no Brasil.
...