Tabela de motivação dos gestores
Trabalho acadêmico: Tabela de motivação dos gestores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jocinacchi • 12/5/2013 • Trabalho acadêmico • 1.740 Palavras (7 Páginas) • 469 Visualizações
Rui – Gerente da Loja.
Fatores que motivam: O status que seu cargo superior lhe proporciona perante a sociedade e o fato de receber um bom salário.
Fatores que desmotivam: Ele não consegue ter o controle completo da gerencia devido à falta de comunicação dentro da empresa, funcionários do setor do banho e tosa, pegam produtos sem aviso prévio e não respeitam o grau de hierarquia como deveriam
TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES
Fator que motiva Fator que desmotiva
Alba Status Queda do faturamento
João Fazer o que gosta Sobrecarregado
Rui Nível hierárquico Perda do controle da gerência
RELATÓRIO 2ª ETAPA
STRESS GERENCIAL
O chamado testress realizado pelo grupo na etapa 2 da ATPS, nos dias 21 e 22 de março nos pediu a análise do nível e do potencial de comportamento agressivo de alguns funcionários do pet glamour. O primeiro analisado foi Rui que é o gerente do pet. Rui levou pontos máximos em algumas perguntas, entre elas, as que falavam sobre o fato de não se relacionar bem na loja, tanto no respeito quanto na colaboração. A justificativa para esses pontos máximos é a base na leitura dos fatos citados sobre o pet. O resultado final aponta que Rui se encontra numa faixa de normalidade.
A análise de Alba conteve pontos máximos em perguntas sobre o não bom relacionamento com o sócio. Como podemos observar, levou 2 pontos em perguntas sobre irritabilidade totalizando o resultado que diz que o nível de stress e raiva de Alba é alto mas ainda sob controle.
Por fim a análise do sócio do pet glamour João Maria Lourenzão, apresentou bastantes pontos máximos em perguntas, de mau relacionamento com o sócio (Alba), sobre o fato de ter que tomar decisões rápidas e não ser consultado em muitas decisões. Por fim João foi analisado com o mesmo nível de Alba, que o resultado diz que o stress e raiva são altos ainda que sob controle.
Análise da formação de grupos
Segundo o artigo de Steven P. Robbins, “Definindo e Classificando Grupos”, um grupo é definido como, dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando a obtenção de um determinado objetivo.
Eles se subdividem em grupos formais ou informais. Sendo formais, aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Ao contrário dos informais, os quais. não são estruturados formalmente, nem determinados pela organização. São grupos de formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade social.
Além disso, é possível também, fazer uma subclassificação, com grupos de comando e tarefa, os quais são ditados pela organização formal e grupos de interesse e amizade onde são alianças informais.
Explicando cada um deles. Seria grupo de comando, aqueles determinados pelo organograma da organização, o qual é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo.
Grupo de tarefa, também determinados pela organização, são pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa, podendo também ultrapassar as relações de comando, rompendo assim, as fronteiras hierárquicas dentro da organização.
Grupo de interesse, seria quando as pessoas se reúnem para atingir um objetivo comum, sendo ou não membros de um grupo comando ou de tarefa.
Grupo de amizade, quando os mesmos se formam frequentemente porque seus membros possuem algumas características em comum. São alianças sociais, que geralmente extrapolam o ambiente de trabalho.
Para especificar melhor a divisão dos grupos em formais e informais, tarefa e comando, interesse e amizade, e os conflitos de cada um dentro da empresa do Pet Glamour, apresentaremos abaixo uma tabela para melhor compreensão.
Grupos Formais
Organograma Funcionários Subdivisão dos Grupos Conflitos detectados
Administração Geral João Maria Lourenzão Comando Falta de comunicação
Banho e tosa Alba Lourenzão Comando Falta de interesse
Gerente da loja Rui Leme Comando Falta de controle
Banho Léa e Anita Tarefa Discussões improdutivas
Tosa Éder Seles Tarefa Orgulho /individualidade
Vendedoras Leila e Elaine Tarefa Falta de responsabilidade/ comprometimento
Grupos Informais
Organograma Funcionários Subdivisão dos Grupos
Administração Geral João Maria Lourenzão Interesse
Banho e tosa Alba Lourenzão Interesse
Gerente da loja Rui Leme Interesse
Banho Léa e Anita Amizade e Interesse
Tosa Éder Seles Interesse
Vendedoras Leila e Elaine Amizade
Embasado neste artigo e explicando melhor a tabela, analisamos que os funcionários da empresa “Pet Glamour”, se agrupam da seguinte forma:
• Grupo Comando= é formado por Alba, que cuida da parte do Banho e tosa na empresa, junto com o seu irmão João Maria, que cuida da parte burocrática e administrativa, e encaixa-se também, nesta definição o Gerente da loja,Rui, o qual comanda a equipe de vendedoras e gerencia a loja.
• Grupo Tarefa= faz parte desta classificação, Anita e Léa, as quais são responsáveis pelo banho, junto com o Éder, responsável pela tosa. Identificamos também, Leila e Elaine, que trabalham na loja como vendedoras.
• Grupo de Interesse= analisando esta classificação identificamos como grupo de interesse, as meninas do Banho, as quais se uniram contra os comportamentos de Éder, da tosa, pela rivalidade entre eles, com o objetivo
...