TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de redes de um computador

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

       Índice

 

  • Tipos de redes de um computador----------------------------------1

  • Rede de barramento -------------------------------------------------2

  • Rede estrada ----------------------------------------------------------3
  • Rede em anel---------------------------------------------------------4
  • Tipos de redes de um computador mais usados no mundo ---5

Redes de um computador

Uma rede de computador é formada por um conjunto de maquinas electronicas com processadores capazes de trocar informações e partilhar por um subsistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mail), entre outros.

A internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de compartilhados, mediante de acesso, protocolo e requisitos de segurança.  

Os meios de comunicação podem ser: Linhas telefônicas, cabo, satélite, as comunicações sem fios (Wireless)

O objetivo das redes de computadores é permitir a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos de hardware e software.

 

História das redes de computadores

Primeiramente em 1972

A história das redes de computadores iniciou por volta da década de 60, onde a rede telefônica, era a rede de comunicação que dominava o mundo, nesta a voz, era transmitida por comutação de circuitos a uma taxa constante entre a origem e o destino.  

Antes do advento de computadores dotados com algum tipo de sistema de telecomunicação, a comunicação entre maquinas e computadores antigos era realizada por usuários humanos através de carregamento de instruções entre eles.

Apesar do alto custo dos computadores nesta década, pode se dizer que com o surgimento da multiprogramação, começo a ocorrer a necessidade de interligar computadores de modo que se pudessem compartilhar informações entre diferentes regiões, esta necessidade surgiu naturalmente pela espera de acontecimentos futuros.      

Em setembro de 1940, Petilson usou uma máquina de teletipo para enviar instruções para um conjunto de problemas a partir do seu model K na faculdade de Dortmouth em Nova Iorque para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os seus resultados de volta pelo mesmo meio: conectar sistemas de saída como teletipos o computador era um interesse na Advanced research projects agency (ARPA) em quando, em 1962, J,C,R, Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a “rede intergaláctica”: um percurso da ARPANET.

Em 1964, pesquisadores de Dortmouth desenvolveram o sistema de compartilhamento de tempo de Dortmouth para usuários distribuídos de grandes sistemas de computadores.

Durante a década 1960, Leonard Klenvock, Paul Baran e Donald Davies, de maneira independente, conceituaram e desenvolveram sistema de rede os quais usaram dota gramas ou pacotes que podiam ser usados em uma rede de comutação de pacotes entre sistemas de computadores.

Em 1964, a universidade da Califórnia em lós Angeles SRI, a universidade de Califórnia em Santa Bardara e a universidade de Utah foram conectadas com o início da rede ARPANET usando circuitos de 50 kbit/s.

Tipos de redes de computadores

Rede em anel

A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. O anel não interligado as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico sendo cada estação ligada a estes repetidores.

As redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em configuração unidirecional, o projecto dos repetidores é mais simples e torna menos sofisticados, os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em sequência ao destino, pois sendo ANEL unidirecionais evita o problema do roteamento.

Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas ou outras estações, quando todos estão ativos uma desvantagem é que se por acaso apenas uma das maquinas falhar, toda a rede pode comprometer, já que a informação só trefega em uma direção. [pic 1]

  • Vantagens

-Todos os computadores acessam a rede igualmente, e a performance não é impactada com o aumento de usuários.

  • Desvantagens

-A falha de um computador pode afectar o resto da rede e os problemas são difíceis de isolar.

Rede em barramento

É uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico, apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos mas apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento, todos os outros “escutam” e recolhem para si os dados destinados a ales, quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

  • Como funciona

Esta topologia utiliza cabos coaxiais para cada barramento existe um único cabo que vai dar uma ponta a outra.

O cabo é seccionado em cada local onde micro sero inserido na rede com o seccionamento do cabo forma-se duas pontas em cada uma delas recebe um conectar BNC no micro é colocado um “T” conectado à placa que junta as duas pontas embora ainda existe asse modelo, é uma tecnologia absoluta.

[pic 2]

  • Vantagens

-facilidade de instalação

-simples e barato

-impressoras podem ser compartilhadas

-minimizando a quantidade de cabo utilizado nas ligações de rede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (118.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com