Trabalho HSH Algoritmo "semnome"
Por: Lucas Vieira • 8/11/2018 • Relatório de pesquisa • 2.117 Palavras (9 Páginas) • 242 Visualizações
Algoritmo "semnome"
Var
i,j,cont : inteiro
jogo : vetor[1..3,1..3] de caractere
//------------------------------------------------------------
procedimento preencherMatriz()
inicio
para i de 1 ate 3 faca
para j de 1 ate 3 faca
cont <- cont+1
jogo[i,j] <- NumpCarac(cont)
fimpara
fimpara
fimprocedimento
//-------------------------------------------------------------
procedimento velha()
inicio
escreval ("===================")
escreval (" JOGO DA VELHA ")
escreval ("+-----+-----+-----+")
para i de 1 ate 3 faca
para j de 1 ate 3 faca
escreva ("| ")
escreva (jogo[i,j]:4)
fimpara
escreva ("|")
escreval ()
escreval ("+-----+-----+-----+")
fimpara
escreval ("===================")
fimprocedimento
//-----------------------------------------------------------
procedimento jogar()
var
//DECLARACAO DAS VARIAVEIS
x,a : caractere
op,l,par,v : inteiro
venceu : logico
inicio
x <- "X" //VARIAVEL QUE ARMAZENA X OU O
par <-1 //x é numero par e O é numero impar(para controle)
venceu <- falso //LIMITE DO LOOP REPITA
v <- 0 // O loop deve acontecer 9 vezes sem vencedor
// para dar velha (segundo limite do loop)
repita
escreval("Digite um numero para ",x," :")
leia(op)
se (op>0) e (op<10) entao//n° digitado tem que ser entre 1 e 9
se (op>0) e (op<4)entao //se n° digita estiver na 1° linha
l <- 1 //cariavel linha
//se o que estiver na linha 1 e coluna op(op sera 1,2 ou 3)
//ja tiver um x ou o mostre mensagem
se(jogo[l,op] = "X") ou (jogo[l,op] = "O")entao
escreval("Esse numero já foi digitado!")
//ela linha precisa ser colocada para que a funcao limpatela la embaixo
// nao engula o escreval anterior
escreva("Digite enter para continuar")
leia(a)
senao //se nao foi digitado ainda
jogo[l,op] <- x //preenchemos com x
venceu <- verificarGanhador()//verifica se ha vencedor
//o incremento significa que + uma jogada ocorreu
//esse v precisa atingir 9 para o jogo acabar em velha
v <- v + 1
se(venceu = falso)entao //caso nao venceu apos verificar
se(par % 2 <> 0) entao //se for impar é a vez do O
x <- "O"
senao
x <- "X" //se for par é a vez do x
fimse
par <- par + 1 //oincrementa pra mudar o jogador x/O
fimse
fimse
senao
se(op>3) e (op<7) entao
l<- 2
se(jogo[l,op-3] = "X") ou (jogo[l,op-3] = "O")entao
escreval("Esse numero já foi digitado!")
escreva("Digite enter para continuar")
leia(a)
senao
jogo[l,op-3] <- x
venceu <- verificarGanhador()
v <- v + 1
se(venceu = falso) entao
se(par % 2 <> 0) entao
x <- "O"
senao
x <- "X"
...