Trabalho de Auto desenvolvimento
Por: profdlsantos • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
MOTIVAR ATRAVÉS DE VALORES INDIVIDUAIS
INTRODUÇÃO
A abordagem motivacional organizacional pode parecer num primeiro momento simples, torna-se uma tarefa difícil e complexa dentro de uma organização, quando nos deparamos com indivíduos de comportamentos e personalidades distintos, levando a análise e se necessário alteração para que se obtenha eficácia.
DESENVOLVIMENTO
Existem várias teorias motivacionais, a Clássica; a das Necessidades Humanas de Maslow; a dos Dois Fatores de Frederick Herzberg e as X e Y de Douglas Mac Gregor.
Em uma Organização com vários níveis hierárquicos e indivíduos de idades e formações diversas, precisa que o motivador conheça minimamente seus motivados, de personalidades e comportamentos distintos, para alcançar seu objetivo.
Assim, a Organização deverá realizar análise dos comportamentos e personalidades para só então traçar estratégias de abordagens motivacionais.
O comportamento individual é complexo, pois se baseia nas influências da personalidade, da percepção e concepção (valores), o que torna a motivação uma tarefa difícil.
Em assim sendo, fatores diversos preponderarão, tais como, satisfação salarial, ambiente saudável de trabalho, metas reais e praticáveis, qualidade de vida.
O indivíduo satisfeito com seu salário é motivado a produzir mais e melhor.
Igualmente, a qualidade de vida gera bem estar, motivando a produção.
Ambiente saudável de trabalho e metas reais e praticáveis reduzem stress negativo gerencial, estimulam o stress positivo, e por consequência motiva o indivíduo.
CONSIDERACÕES
Portanto, a Organização deverá instituir programas de treinamento gerencial, proporcionar um ambiente adequado para seus membros, investindo na qualidade de vida, traçando metais reais com salários dignos, evitando assim, o stress negativo e estimulando o stress positivo para uma abordagem de Motivação eficaz.
Referencia Bibliográfica
CARAVANTES, Geraldo R.; KLOECKNER, Monica C.; CARAVANTES, Claudia B. Comportamento Organizacional e Comunicação. 1ª ed. Porto Alegre: Editora AGE Ltda., 2008.
...