Trabalho educaçao fisica
Por: drigomiri • 13/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 705 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
Nado Sincronizado
O que é
O Nado Sincronizado, também conhecido como Natação Sincronizada, é um esporte que mistura elementos da natação, dança e ginástica. Ele consiste na execução, dentro de uma piscina, de uma rotina de movimentos ao ritmo da música. Esta modalidade esportiva pode ser disputada individualmente, em casal ou equipe.
Habilidades envolvidas
O nado sincronizado envolve o uso de várias habilidades por parte do atleta como, por exemplo, força física, arte, precisão, flexibilidade, controle de respiração dentro da água e graciosidade.
História
O Nado sincronizado era conhecido no começo do século XX como Ballet Aquático. A primeira competição ocorreu em Berlim, no ano de 1891. O nome nado sincronizado apareceu somente em 1933, durante o primeiro mundial, que ocorreu em Chicago.
No início, era um esporte praticado na maioria por homens. Porém, já na década de 1920 ele começou a se popularizar entre as mulheres, que atualmente, são a maioria na pratica do esporte.
O Nado sincronizado se espalhou pelo mundo através das apresentações do nadador australiano Annette Kellerman, que fez apresentação em Nova Iorque em 1907.
O nado sincronizado tornou-se um esporte olímpico somente em 1948 (somente exibição até 1968), nas Olimpíadas de Londres. Foi reconhecido como modalidade oficial somente nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). Por ser uma modalidade olímpica, o nado sincronizado fez parte das Olimpíadas de Londres de 2012.
Técnicas
Os aspectos julgados na rotina técnica da modalidade são, basicamente, a altura, a técnica e a suavidade dos movimentos, além dos desenhos obrigatórios formados pelos conjuntos, avaliados quanto aos ângulos e posições formadas. Por isso, as atletas do nado sincronizado devem ter uma preparação física e técnica específica, muito semelhante à dos ginastas, já que a graciosidade dos movimentos também conta na avaliação dos juízes.
Existem algumas posições básicas que são utilizadas pelas praticantes da modalidade, especialmente na rotina técnica. Um delfim, por exemplo, acontece quando a nadadora executa uma volta completa sob a água. Já um flamenco ocorre quando a atleta eleva uma perna sobre a água e a outra até o peito. Uma grua, por sua vez, acontece quando as pernas formam um ângulo reto e a cabeça da nadadora fica sob a água. A chamada carpa acontece quando a cabeça e o tronco ficam sob a água, formando um ângulo reto com o resto do corpo. Já uma perna de balé ocorre quando a nadadora, de costas, levanta uma perna em direção perpendicular à superfície.
Equipamentos
O equipamento mais característico do nado sincronizado é o nose clip. Trata-se de um arame coberto de plástico que impede a entrada de água no nariz das atletas enquanto elas fazem acrobacias submersas na água. Aquelas que não se sentem bem usando o nose clip podem competir com um protetor gelatinoso no local. Durante as apresentações, as nadadoras devem manter os cabelos presos em um coque. Para enfeitar o penteado, muitas passam gel fixador. Todas as atletas devem usar o maiô como peça obrigatória de vestuário.
...