TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Por: stephany14 • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.756 Palavras (12 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE FORTALEZA I
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLÍNAS:
GESTÃO DO CONHECIMENTO,
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
DESAFIO PROFISSIONAL – 2º BIMESTRE
PLANEJAR E APRESENTAR UMA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO SISTÊMICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TANTO O COMPORTAMENTO DA ORGANIZAÇÃO PERANTE AS POSSÍVEIS SITUAÇÕES DE DIFICULDADES E CONFLITOS ENCONTRADOS NO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO, QUANTO O COMPORTAMENTO DOS MORADORES DO BAIRRO FRENTE ÀS MUDANÇAS QUE ESTARÃO SENDO PROPOSTAS. SENDO ASSIM, QUE PREVALEÇA UMA NEGOCIAÇÃO ONDE TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS POSSAM SER BENEFICIADAS COM AS MUDANÇAS E MELHORIAS.
Levi Sales Fonseca RA: 2803856575
TUTOR: Marcos Morais
Fortaleza / Ceará
Maio / 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4
2.1 Passo 1: Mapeamento de Perfis.................................................................................4
2.1.1 Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro...............................4
2.1.2 Perfil do Negociador - A Gravadora.................................................................4
2.2 Passo 2: Mapeamento das Habilidades Essenciais dos Negociadores–
Modelo de Jung..............................................................................................................5
2.2.1 Associação de Moradores....................................................................................5
2.2.2 Gravadora.......................................................................................................6
2.3 Passo 3: Pontos Principais a serem Negociados: Análise da situação e Planejamento – Objetivos e Estratégias.............................................................................................................7
2.4 Passo 4: Cultura e Clima Organizacional estabelecidos na Gravadora.......................9
2.5 Passo 5: Prévia das Negociações contendo Feedback da 1ª reunião.............................10
2.6 Passo 6: Relatório Final com resultado das negociações e seus benefício para ambas as partes.............................................................................................................................11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................12
REFERÊNCIAS.............................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Este desafio profissional tem por objetivo expor a negociação entre a gravadora e a associação de moradores, a fim de que ambos os lados cheguem a um entendimento quanto a instalação do empreendimento no bairro Jardim Rosana.
O líder da associação o Sr. Carlos Henrique defende a tese de que o sossego e a segurança dos moradores estarão comprometidos, por se tratar de um bairro onde a maioria dos moradores são pessoas da terceira idade que prezam pelo silêncio e a calmaria que faz parte do dia a dia. Já a gravadora irá utilizar como argumento os benefícios que tal empreendimento trará, onde pretende inclusive investir em melhorias na região.
Em meio aos debates para chegarem a um acordo satisfatório tanto do lado dos moradores como do lado da gravadora, percebe-se a necessidade de haver uma negociação em que todos saiam ganhando. O trabalho está dividido em seis partes, apresentando o perfil de cada um dos negociadores as táticas utilizadas por cada um deles, análise da situação, o planejamento e os objetivos da gravadora.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PASSO 1: MAPEAMENTO DE PERFIS
2.1.1 PERFIL DOS OPONENTES – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO
Representante da associação de moradores do bairro Jardim Rosana o Sr. Carlos Henrique é muito conhecido por seu jeito amistoso com todos, ele reside no bairro há muitos anos com sua família, desde jovem já tinha interesse em ajudar os moradores, prestando serviços a comunidade. Ele que é graduado em administração há bastante tempo tem como objetivo levar aos moradores a segurança, o sossego e o bom convívio social, através da associação que foi criada com outros moradores. Onde a prosperidade, e o entendimento são critérios em qualquer reunião sempre visando o bem da comunidade.
Já que os moradores se sentem acuados com a falta de segurança por ausência da polícia e de obras de infraestrutura onde reside um público conservador e questionador, que preza pela tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade. Ele assumiu a meta de impedir a construção da gravadora em seu bairro, devido a perturbação da ordem pública que tal empreendimento causará, tirando o sossego proveniente do barulho do estúdio, e a falta de segurança por se tratar-se de um publico de outras localidades, o que causará complicações no trânsito, pela grande movimentação de carros.
2.1.2 PERFIL DO NEGOCIADOR - A GRAVADORA
Um dos sócios da gravadora o Sr. Jorge Andrade morador da cidade de Limeira há trinta e seis anos, tem vasta experiência em negociar em meio a conflitos, começou a trabalhar muito cedo, em diversas empresas exercendo cargos de confiança por onde passou, por ter muitas habilidades e características que cativava seus colegas de trabalho com facilidade.
Formou-se em Estratégia de Negócios, além de fazer parte de um programa de gestão empresarial, onde foi promovido e hoje ocupa o cargo de diretor. Ele veio de Limeira para obter a liberação do empreendimento, e assim concluir a instalação da gravadora ONE RECORDS no bairro, que está em crescente valorização e transformação. Além de sua habilidade em liderar pessoas, ele também é persuasivo, cauteloso, e irá utilizar de sua experiência para colocar em prática sua ideia. A alegação é que o progresso é algo inevitável para o crescimento do bairro, e que um empreendimento desse porte irá contribuir para melhorias no bairro, desde que haja compreensão.
...