Uma vez cresci assim
Por: hogwarts • 3/6/2015 • Monografia • 1.827 Palavras (8 Páginas) • 156 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.
- PESQUISA DE MERCADO
Para abrir um negócio não só no ramo alimentício como em qualquer outro, é necessário um planejamento inicial e conhecimento da região que se quer instalar. A ausência desses pré-requisitos pode fazer com que o negócio não atinja os objetivos desejados a princípio.
Se um determinado problema de pesquisa for mal definido, todo o planejamento da pesquisa já irá repetir este erro e o trabalho final resultará em desperdício de tempo e dinheiro. O pesquisador somente poderá iniciar uma pesquisa se tiver clara definição do problema. Por isso essa etapa deve ser considerada uma das mais importantes. (Las Casas e Guevara, 2010, p.22)
Muitas pessoas começam um negócio sem planejamento inicial, sem conhecimento sobre o mercado, demanda concorrente e fornecedores e sequer tem o mínimo de conhecimento sobre como administrar negócio próprio, o que pode acarretar vários prejuízos principalmente financeiros, pois para dar início a qualquer atividade é necessário que se tenha um capital inicial. Por isso, para um bom administrador é imprescindível que se faça uma pesquisa de mercado antes de iniciar qualquer atividade.
- TIPOS DE PESQUISAS
- Pesquisa de Identificação de Problema – visa prever um possível problema que faria a empresa não ter um bom desenvolvimento. Esse tipo de pesquisa é dividido da seguinte forma:
- Pesquisa de Potencial de Mercado: analisa qual o nível de concorrentes existentes na região e também a possibilidade de novas instalações de outras franquias.
- Pesquisa de Participação no Mercado: identifica o grau de participação, ou seja, qual é a atual situação do ramo empresarial na região.
- Pesquisa de Imagem: avalia qual é a visão do consumidor em relação a algum produto, identificando se a imagem do produto e da empresa estão de agrado do cliente.
- Pesquisa de previsões: mostra quais as previsões possíveis para a franquia com relação ao que o ambiente proporciona.
- Pesquisa de Tendências: revela o que será tendência futuramente e quais serão vantajosas para a Empada Brasil.
- Pesquisa de Análise de Vendas: essa última pesquisa irá revelar se todos os processos anteriores garantiram benefícios à empresa, mostrando os resultados obtidos com a venda dos produtos e qual é a imagem que o consumidor tem com relação à franquia.
- Pesquisa de Solução de Problemas – com essa pesquisa pode-se obter informações essenciais para solucionar um problema existente na empresa, utilizando as seguintes pesquisas:
- Pesquisa de Segmentação: tem o objetivo de verificar informação referentes as características das pessoas, para assim escolher qual seria o público-alvo da franquia, e qual a visão do segmento em relação ao produto.
- Pesquisa de Produto: auxilia na escolha de qual produto comercializar, verificando as necessidades dos clientes.
- Pesquisa de Preços: faz-se uma breve análise dos preços repassado para os clientes da cidade levando em conta os gastos que a empresa tem.
- Pesquisa Promocional: auxilia à empresa a divulgar seus produtos e serviços, definindo qual será o método e as fontes que serão utilizadas.
- Pesquisa de Distribuição: identifica qual o melhor local para a implantação da franquia vendo os melhores pontos da cidade onde se concentram o maior número de pessoas para garantir mais clientes.
- TIPOS DE PESQUISA
Qualquer produto ou serviço ofertado tem o intuito de suprir alguma necessidade. Sendo assim é preciso saber o que quer fazer, o porquê e como fazer, neste caso, identificando o problema que se quer solucionar. As informações referentes a atividade mais pertinentes são: potencial de mercado, participação no mercado, características do mercado, imagem e previsão e tendências comerciais.
A pesquisa exploratória pode ser utilizada nas primeiras pesquisas de mercado, pois ela tenta obter dados mais detalhados, e conhecer mais sobre os gostos populares e os principais questionamentos sobre o mercado alimentício local. Uma técnica que pode ser utilizada nesse processo é a técnicas projetivas, buscando assimilar palavras chaves em comum.
Para THEODORSON e THEODORSON (1997, p.39) a pesquisa exploratória seria
(...) um estudo preliminar. O principal objetivo desse estudo é se tornar familiar ao fenômeno que se pretende investigar, de modo que um estudo maior possa ser conduzido com uma maior compreensão e precisão. O estudo exploratório (que pode usar qualquer uma de uma ampla variedade de técnicas, geralmente com uma pequena amostra) permite ao investigador definir o seu problema de pesquisa e formular a sua hipótese com mais precisão. Ele também lhe permite escolher as técnicas mais adequadas para suas pesquisas posteriores e decidir sobre as questões que mais necessitam de atenção e investigação detalhada, e pode alertá-lo para potenciais dificuldades e as áreas de resistência.
A partir do momento em que se tem certo número de informações a Pesquisa Descritiva pode ser usada para obter dados quantitativos, como o perfil do público-alvo, a frequência de consumo dos produtos, a percepção das características do produto.
Dados que caracterizam o perfil de consumidores podem ser também obtidos juntamente com o questionário que será aplicado, fazendo uma junção de perguntar subjetivas e objetivas.
- ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA
A técnica de amostragem não probabilística define melhor a pesquisa quantitativa, pois não há como estipular exatamente os principais clientes a serem questionados, pois há aqueles que são assíduos e aqueles que pouco frequentam essas lanchonetes.
Malhotra (2006, p.154) sugere a seguinte forma para a ordem da realização de das abordagens:
Sempre que se tenta resolver um problema de pesquisa de marketing, é interessante que q pesquisa qualitativa seja precedente da pesquisa qualitativa apropriada. Entretanto, muitas vezes os resultados da pesquisa qualitativa são utilizados incorretamente quando são considerados conclusivos e utilizados de forma indevida para fazer generalização em relação à público-alvo. É um princípio fundamental da pesquisa de marketing considerar as pesquisas qualitativas e quantitativas como complementares e não excludentes.
...