Utghhggtdhg
Por: joao1123456 • 6/10/2015 • Relatório de pesquisa • 470 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
yqutyrhttttttttttttttttttttttthA contabilidade da área comercial é uma atividade que me chamou a atenção devido a ser um ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.
Matérias que me despertaram interesse durante minha graduação que me levaram a essa atividade foram à contabilidade aplicada, patrimônio, plano de contas, auditoria entre tantas outras matérias. Um dos Autores que me despertaram interesse na contabilidade foi Osni Moura Ribeiro é bacharel em Ciências Contábeis e professor de Contabilidade comercial
2.1.2 História da Contabilidade Comercial
A Contabilidade é uma ciência nobre e antiga, desde os primórdios da civilização, esta ligada as primeiras manifestações humanas e, durante um longo período foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas especificas que foram se aperfeiçoando e especializando ao passar do tempo.
"Ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estavam praticando uma forma rudimentar de contabilidade" (IUDÍCIBUS, 1981, p. 29).
A contabilidade se divide em quatro períodos, Contabilidade do Mundo Antigo, Medieval, Moderno e Cientifico.
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO – Se inicia as primeiras civilizações que tinham a prática de contar seu rebanho e vai até 1202 da Era Cristã.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - Em 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO – No período que vai 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO – A contabilidade do mundo cientifica se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.
Fábio Bésta, seguidor de Francesco Villa, seguio seu ensinamentos chegando perto de defirnir o patrimônio como obejeto da contabilidade, já Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, quem pela primeira vez, em 1923, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade.
Segundo Hilário Franco “A contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade aplicada ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais com fim de oferecer informações sobre a sua composição e suas variações”.
2.1.3 Tributações
2.1.3.1 Federais
IRPJ – Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas: Imposto federal, recolhido para a Receita Federal, que incide sobre a arrecadação das empresas. A base de cálculo, a periodicidade de apuração e o prazo de recolhimento variam conforme a opção de tributação (lucro real, presumido ou arbitrad
...