A Ansiedade e Arquitetura
Por: gibi7098 • 8/5/2020 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 468 Visualizações
Resenha: Centro Oncológico Kraemer e a Ansiedade
Yazdani Studio of CannonDesign é o nome do escritório de arquitetura responsável pela criação e desenvolvimento do Centro Oncológico Kraemer. O estúdio se baseia na exploração e experimentação na arquitetura, se utilizando de novas tecnologias e iniciativas urbanas.
O projeto, em cuja função é explicada em seu nome, busca fugir da tradicional conformação de centros de tratamento de radiação, onde normalmente são colocados no subsolo para acomodar os equipamentos pesados e para blindar a radiação, e cria um centro médico que leva seus serviços para acima do solo e para a luz.
Outra questão importante analisada pelos arquitetos é como são dadas as manifestações emocionais dos pacientes. As mais comuns incluem a ansiedade relacionada ao tratamento, pensamentos negativos a respeito da doença, sensação de esgotamento, alterações do sono, conflitos nos relacionamentos, sentimentos de vulnerabilidade e dúvidas existenciais, incluindo a questão da morte. Mesmo após o tratamento, costuma persistir a ansiedade, dessa vez, relacionada ao medo da doença voltar.
A atenção dos autores em relação ao paciente e suas necessidades é evidente, pois o foco do projeto se centra em seus esquemas de tratamento, que normalmente possuem procedimentos realizados cinco vezes por semana, por várias semanas consecutivas, e trazem consigo stress e ansiedade.
A luz natural, vista à natureza e cores interiores são potencializadas de uma maneira ideal para acalmar e gerar uma experiência relaxante e orientada para a natureza, fazendo que o paciente se sinta mais próximo de estar em um spa do que um centro de diagnóstico e tratamento, que muitas vezes é triste e sombrio.
A luz natural aparece mais uma vez como fator de destaque, além da circulação facilitada, da flexibilidade dos espaços, da discrição dos equipamentos, para quebrar o clima de hospital, e também da preocupação constante com a privacidade dos pacientes, imprescindível em um momento tão difícil e tenso. Para que essa seja garantida, e ao mesmo tempo manter a entrada de luz natural, a densidade do padrão do vidro varia para dar
transparência quando desejado e privacidade quando seja necessário, contribuindo com a sensação de conforto, sendo importantíssima para a redução da ansiedade.
Pela noite, de maneira sutil, porém muito significativa, o edifício emite uma luz que atua como um farol de esperança para todos aqueles afetados pelo câncer.
A obra, dessa forma, é de suma relevância para o profissional e pesquisador da área médica e hospitalar na arquitetura, pois, por meio de suas inovações, gera precedentes e estimula a criação de novos espaços que melhoram a experiência do paciente e articula lugares pensando todos os seus momentos para reduzir a ansiedade tão comum entre pessoas sofrendo dessa doença e que pode afetar até mesmo a resposta do corpo ao tratamento.
Referências Bibliográficas
https://www.archdaily.com.br/br/926786/como-a-arquitetura-pode-ajudar-a-combater-aansiedade
https://www.archdaily.com.br/br/789274/kraemer-radiation-oncology-center-yazdani-studioof-cannondesign?ad_source=search&ad_medium=search_result_all
...