A Análise de Correlatos
Por: Beatriz Fernandes • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 445 Visualizações
Análise de Correlatos Nacional
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
[pic 1] Fonte: Google imagens – Centro Cultural São Paulo.
- FICHA TÉCNICA:
Local: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP, CEP: 04739060, Brasil.
Área do terreno: 300.000m²
Área da construção: 46.500m²
Arquitetos: Eurico Prado Lopes e Luiz Telles.
Projeto: década de 70
Construção: 1978 a 1982
Inauguração: 13 de maio de 1982
- HISTÓRIA:
O Centro Cultural São Paulo é um dos primeiros centros culturais multidisciplinares do país, que se integra à paisagem da cidade, não se impondo visualmente, tornando-se ponto de encontro ou passagem para toda população, de diferentes idades, classes sociais e interesses diversos.
- LOCALIZAÇÃO E ENTORNO:
[pic 2]Fonte: Google Maps – modificado pelo autor.[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
Legenda:
1 – Centro Cultural São Paulo
2 – Metrô Vergueiro
3 – Juizado Especial Cível Central
4 – SEBRAE SP – Sede
5 – Universidade Paulista – UNIP Paraíso
6 – Companhia do Metropolitano de São Paulo
7 – Praça Estela Zanchetta Molina
8 – Hospital Sancta Maggiore
- PROJETO:
O projeto arquitetônico do Centro Cultural São Paulo, na época de 1982, tinha como objetivo agregar a população heterogênea, fornecendo um espaço em que todos tivessem acesso aos mais variados gêneros culturais.
O lote público onde foi implantado, era ocupado por residências no século 19 e 20, e foi desapropriado para a construção da linha e estação do Metrô Vergueiro. Como o terreno era muito grande apenas para uma estação férrea, a ideia inicial da prefeitura era construir também torres comerciais, hotéis, shopping e uma biblioteca. Posteriormente, esse programa foi revisto e acrescido de espaços de exposições, cinema, teatro e restaurante.
Atualmente, o Centro Cultural conta com salas de espetáculo, espaços expositivos e educativos, bibliotecas e acervos, teatro, cinema e auditório, distribuídos em quatro pavimentos.
Todo edifício é percorrido por uma “rua interna” de 300m de comprimento, que distribui os todos os fluxos e circulação. Ele proporciona uma visão geral e integra todos os ambientes, já que é todo aberto, sem divisórias.
Na “rua em forma de Y” há escadas que conduzem ao teatro, cinema e auditório que estão localizados no pavimento abaixo, e rampas que descem e dão acesso a biblioteca e a discoteca. Já a “rua em forma de X” dá acesso a Pinacoteca Municipal.
[pic 11] Fonte: Archdaily.[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]
Há quatro atalhos para entrar no edifício que estão voltados para a Rua Vergueiro, no qual um é pelo Metrô, que é ligado estruturalmente ao CCSP.
[pic 17]Fonte: Google Maps – modificado pelo autor.[pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]
Legenda:
Fluxo e acessos.[pic 26]
1 – Metrô.
- QUESTÃO ESTRUTURAL E CONFORTO AMBIENTAL:
O CSSP foi implantado de uma maneira que, a volumetria através da rua Rua Vergueiro fosse baixa e discreta, mostrando apenas a cobertura principal, cujo balanço se projeta sobre o passeio público em alguns pontos. Já pela Av. 23 de maio, 15 metros abaixo, se vê somente a viga de borda da cobertura. O terreno contém 10m de desnível, onde a estrutura adequou-se ao talude, demandando a construção de uma cortina de concreto atirantado contra placas de ancoragem.
...