A Arquitetura Sustentável
Por: Pio Solamente • 27/11/2017 • Monografia • 341 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
3 – CONSIDERAÇOES FUNDAMENTAIS PARA A ARQUITETURA COM TECNOLOGIA SUSTENTAVEL.
O conceito de “Sustentabilidade” é definido como: “O desenvolvimento que atende as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades", o que significa que o desenvolvimento econômico, o uso racional dos recursos naturais e do meio ambiente são ligados, isto é, repensando os princípios do eco desenvolvimento (Alfaro Editorial, 2001).
O interesse pelo conhecimento ambiental começa com a reflexão sobre a construção social no mundo, a influência de processos físicos, biológicos e simbólicos que o homem interveio com ciência, tecnologia e economia no mundo. O conceito de sustentabilidade decorre do reconhecimento da função dos recursos naturais como suporte, necessidade e processo de produção. Além disso, com a crise ambiental dos anos setenta, um debate político e teórico começou a valorizar a natureza (Leff , 1998).
Gabaldón (2006) descreve o urbanismo sustentável como uma forma de planejar as cidades do ponto de vista ecológico, ou sustentável, focado nas três áreas de desenvolvimento: econômico, social e ambiental; este último é o risco causado pelo desequilíbrio ecológico, o esgotamento dos recursos naturais, tem sido a base para o surgimento do conceito de sustentabilidade, uma questão fundamental para o nosso tempo.
4- UTILIDADE E BENEFICIOS DA SUSTENTABILIDADE.
Hernández (2004) explica que, na arquitetura sustentável, os critérios de desenvolvimento sustentável são aplicados, os recursos naturais, econômicos e humanos são gerenciados para reduzir o impacto ambiental, os custos de energia, o consumo de água e melhorar o conforto do edifício, respeitando o ambiente, para isso, é utilizada a ferramenta denominada design ecologicamente responsável em arquitetura e critérios básicos sustentáveis.
No processo de criação de critérios de design sustentável são geridos, tais como: redução de despesas de recursos, redução de poluição para solo, ar e água. (Gabaldón, A., 2006).
Hernández (2008), menciona os benefícios da sustentabilidade:
- Melhor qualidade de vida
- Menos tráfego de veículos
- Vida com menos estresse
- Melhor trabalho e locais de residência
- Economia econômica no transporte
- Oportunidades para o turismo
- Principais empreendimentos imobiliários
- Economia de custos geral
- Redução do impacto para a infraestrutura urbana
...