A Arquitetura Sustentável
Por: Li Lás • 25/5/2015 • Projeto de pesquisa • 774 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS UNI-ANHANGUERA
ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
Stéphane Chimango Campos
Goiânia – GO
2015
STÉPHANE CHIMANGO CAMPOS
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera para obtenção de nota N1 da matéria de metodologia científica do curso de Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Leandra Rodrigues
Goiânia – GO
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
- JUSTIFICATIVA
- OBJETIVOS
- METODOLOGIA DA PESQUISA
- CRONOGRAMA
REFERENCIAS
- INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Sustentabilidade consiste em prover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido, suprindo as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras em suprir as suas (Relatório de BRUNTLAND, 1987).
O termo sustentabilidade tem a sua definição evoluindo com o passar dos anos e abrange todos os recursos envolvidos com o desenvolvimento das atividades humanas.
As cidades e seu metabolismo são os grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, causando crescentes impactos negativos ao meio natural, num contexto atual onde a questão ambiental vem sendo extremamente debatida em todo o mundo. Grande parte desses impactos são ocasionados pelo setor da construção civil, que consome 50% dos recursos mundiais, sendo então uma das atividades menos sustentáveis. Desta maneira é normal que a consciência ambiental e a sustentabilidade adotem uma posição, cada vez mais, importante no cenário atual. Algo tem que ser repensado e modificado. E isso é nítido! Assim, os designers, engenheiros e arquitetos e urbanistas executam um papel de grande responsabilidade, pois projetar de uma forma que seja sustentável abrange desenvolver ambientes que atendam as necessidades sociais, sejam saudáveis e economicamente viáveis.
Essa questão será abordada dentro do âmbito da arquitetura visando mostrar técnicas, soluções e opções para amenizar estes impactos e ao mesmo tempo melhorar a qualidade dos ambientes e tornar a construção dos mesmos acessíveis.
Isoladamente a arquitetura não consegue sanar os problemas ambientais existentes, mas pode contribuir admiravelmente para elaborar espaços humanos sustentáveis.
- JUSTIFICATIVA
Este tema foi apresentado por ser um fato de grande necessidade e não uma questão de moda e/ou tendência e ser de bastante importância no contexto atual e futuro.
Se algo não for seriamente pensado e colocado em prática é fácil visualizar que os graves impactos negativos ao meio natural continuarão a serem produzidos, já que o consumismo e a cultura massiva utilizam produtos e materiais produzidos em larga escala, sem a preocupação devida com os efeitos da industrialização e o extrativismo exagerado.
Um dos papeis da arquitetura é sintonizar o meio externo e os íntimos, propiciando que seja feito de forma sustentável, não deixando de atender as necessidades funcionais e a estética dos usuários.
- OBJETIVOS
Este trabalho tem como finalidade buscar soluções, alternativas, modelos e ideias de aplicações de processos de sustentabilidade na arquitetura, mostrando que existem diversas maneiras de se aliar o ecologicamente correto, a tecnologia, natureza e a beleza para obtenção de ótimos resultados, visando minimizar os grandes impactos ambientais ocasionados, principalmente, pelas construções realizadas sem consciência ambiental.
Toda a pesquisa feita servirá para mostrar a importância do planejamento, da especificação de materiais ecologicamente corretos nos projeto arquitetônicos e do comprometimento e a consciência ecológica estabelecida entre consumidor, profissional e fornecedores.
...